sarneyfilhoAté mesmo pela descrença em boa parte da classe política, ambulance talvez o maior desejo do eleitor brasileiro, unhealthy em especial do Maranhão, era o fim do voto obrigatório. Os eleitores não conseguem entender como algo democrático é obrigatório e defendem o voto facultativo.

No entanto, na votação em primeiro turno, o Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 311 votos a 134, o fim do voto obrigatório, previsto no relatório do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) para a PEC da reforma política.

Entre os deputados federais do Maranhão, apenas cinco dos 18 maranhenses votaram pelo fim do voto obrigatório. Somente os parlamentares: Sarney Filho, Júnior Marreca, Eliziane Gama, Pedro Fernandes e Hildo Rocha, queriam que o voto passasse a ser facultativo.

Três deputados federais – Cléber Verde, João Marcelo e Waldir Maranhão – estavam ausentes da sessão de quarta-feira (10). A maioria, ou seja, dez deputados – Rubens Júnior, Zé Carlos, Weverton Rocha, Victor Mendes, Alberto Filho, Aluisio Mendes, André Fufuca, Juscelino Filho, José Reinaldo e João Castelo – votaram pela continuidade do voto obrigatório.

É bem verdade que a PEC ainda será apreciada em Segundo Turno na Câmara e posteriormente no Senado Federal, mas para aqueles que tinham a esperança da extinção do voto obrigatório, foi um balde de água fria.