lobaofilo3Como resultado da ação do senador Lobão Filho no apoio a prefeitos maranhenses junto aos organismos federais em Brasília, sovaldi conselhos tutelares de dez municípios do Maranhão foram contemplados com kits compostos por um automóvel, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro. Os bens começaram a ser entregues no inicio deste ano.

No ano passado, como senador da República, Lobão Filho defendeu junto à ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, o apoio aos conselhos tutelares, a começar por um conjunto mínimo de equipamentos que viabilizem a sua atuação nos municípios.

“Lutei por esses benefícios porque sei o quanto esses conselhos são importantes para a garantira dos direitos e o bem estar das crianças e adolescentes do nosso Estado”, declarou Lobão Filho.

De acordo com Ideli Salvatti os kits são considerados a composição mínima para o funcionamento e atuação dos Conselhos Tutelares.

Como contrapartida, as prefeituras terão que aderir ao Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia Web), que é um instrumento de apoio à gestão municipal em direitos da criança e do adolescente, acessado pela internet, que facilita aos municípios a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

As cidades contempladas são: Bacuri, Bom Jesus das Selvas, Buriti Bravo, Governador Nunes Freire, Maranhãozinho, Paraibano, Catanhede, Presidente Juscelino, Santa Filomena do Maranhão e São Luis Gonzaga do Maranhão.