zeinaciomarcÉ impressionante a quantidade de autoridades que tentam pegar carona no reajuste dos preços das passagens do transporte público de São Luís, case a maioria apenas para fazer média com a população, que obviamente está insatisfeita com o aumento.

No entanto, nenhuma dessas autoridades na prática demonstrou qual seria a saída para evitar o reajuste ou a eventual paralisação do sistema de transporte da capital, que seria inevitável sem o tal reajuste.

Um dos casos mais emblemáticos é o do deputado estadual do PT, Zé Inácio, aquele mesmo que foi superintendente do INCRA e ficou longe de fazer uma boa gestão.

Zé Inácio afirmou ao Blog do Robert Lobato que nesta segunda-feira (30), estará entrando com uma representação no Ministério Público e Procon para inibir o aumento das passagens concedido pela Prefeitura Municipal de São Luís (veja aqui).

O problema é que justamente o Ministério Público, através da promotora Lítia Cavalcanti, e o Proncon, através do diretor Duarte Júnior, foram justamente os dois primeiros órgãos a se manifestarem e afirmarem que tomarão medidas também nesta segunda-feira (30) (reveja).

Ou seja, na prática Zé Inácio sabe que sua representação e nada será a mesma coisa, pois os órgãos já estão fazendo sua parte, mas a ideia é pegar carona no assunto e fazer uma média tola e irresponsável com a população.

Zé Inácio também mente quando afirma que o valor das passagens do transporte coletivo em São Luís é um dos mais caros do Brasil. O deputado utiliza apenas uma tola retórica, mas sem base alguma, pois se desse um mínimo de trabalho saberia que, mesmo com o reajuste, sua afirmação está longe de ser verdadeira.

O mais curioso é que Zé Inácio, que demonstra um zelo com a população de São Luís, não demonstrou esse mesmo zelo quando o Governo Federal, administrado pela sua colega de partido Dilma Rousseff, anunciou sucessivos reajustes de combustíveis e energia elétrica nos últimos meses.

Ninguém leu, ouviu ou assistiu qualquer posicionamento crítico de Zé Inácio sobre esses reajustes. Não seria coerente ter feito o mesmo, afinal será que esses aumentos sucessivos não pesaram no bolso da população de São Luís? Será que Zé Inácio optou pelo silêncio sepulcral, nesses casos, por ter sido Dilma que lhe conseguiu o emprego no Incra?

É deputado, faltou coerência e sobrou hipocrisia, afinal é justamente por esses aumentos sucessivos do Governo Federal, principalmente nos combustíveis, que o aumento das passagens no transporte coletivo de São Luís era previsto e inevitável.