Hemetério-WebaO casamento entre o Partido Verde (PV) e o Governo do Maranhão parece que chegou ao fim. Nesta terça-feira (17), seek a legenda protocolou junto a Mesa Diretora da Assembleia a saída do Bloco Parlamentar Democrático, liderado pelo deputado Alexandre Almeida (PTN).

Para muitos o “casamento” jamais poderia dar certo e teria mesmo vida curta, afinal o PV possui dois dos quatro deputados na Assembleia – Adriano Sarney e Edilázio Júnior – que sempre deixaram claro que seriam Oposição ao governo Flávio Dino.

No entanto, pelas informações obtidas pelo Blog, a articulação para que o PV deixasse um dos Blocos de Governo na Assembleia não teria partido de nenhum dos dois parlamentares, mas sim do experiente Hemetério Weba (foto).

Weba que já não estava satisfeito com o espaço que lhe coube nas comissões técnicas, teria começado a reclamar do tratamento do Governo, principalmente do Secretário de Articulação Política, Márcio Jerry. Por conta dessa insatisfação, coube a Weba iniciar o movimento que culminou com o pedido protocolado na Mesa Diretora.

O Líder do Governo, deputado Rogério Cafeteira (PSC), que curiosamente também pertence ao Bloco Parlamentar Democrático, disse ao Blog que ficou surpreso com a decisão e que tudo que foi combinado foi cumprido com o partido.

“Confesso que não consigo vislumbrar um motivo para o PV deixar o Bloco, pois até respeitarmos a opção de alguns deputados quererem fazer Oposição estava sendo feito democraticamente. Além disso, posso assegurar que tudo que foi combinado foi cumprido, mas estaremos conversando nas próximas horas para ver o melhor caminho para todos”, assegurou.

Se o PV mantiver o seu posicionamento, o partido ficará isolado sem participar de nenhum outro bloco parlamentar, o que só poderá ser feito em 2016. Além disso, a legenda pode correr o risco de perder espaço nas comissões técnicas da Casa.

Além dos três parlamentares já citados, o deputado Rigo Teles completa o “time” do PV na Assembleia. Teles afirmou que não tinha conhecimento da decisão tomada e muito menos do documento que foi protocolado junto a Mesa Diretora.