fabiomacedomarcNo dia em que o ministro da Saúde, shop Arthur Chioro, esteve em São Luís para receber, juntamente com o governador Flávio Dino, mais 118 profissionais para o Programa Mais Médico, a Saúde dentro do Governo do Maranhão voltou a ser questionada, agora até por aliados.

O deputado estadual Fábio Macedo (PDT) utilizou a Tribuna da Assembleia para demonstrar sua insatisfação com gestão da Saúde no governo Flávio Dino. Macedo cobrou a retomada da obra do hospital de 50 leitos na cidade de Capinzal.

“Estou muito preocupado com a Saúde daquela região (Dom Pedro), pois é uma região de grande importância no Estado, mas só temos um hospital que atende toda aquela região, que é o Socorrão que fica em Presidente Dutra, mas pela demanda ele não está conseguindo atender toda a região. Portanto peço a retomada da obra do hospital em Capinzal. Um hospital com 50 leitos, inclusive com UTI, faltando apenas 30% para a conclusão desse hospital, o que seria uma forma de suprir aquela região”, afirmou.

Além de Macedo, os deputados oposicionistas Andrea Murad (PMDB) e Sousa Neto (PTN) também fizeram dois alertas preocupantes sobre a Saúde do Maranhão.

sousanetomarcSousa Neto pediu explicações sobre o Hospital de Santa Inês, um hospital macrorregional e que, segundo o parlamentar, já está pronto, mas não está em funcionamento.

“No dia 10 de fevereiro encaminhei ofício ao secretário de Saúde, Marcos Pacheco, solicitando informações da previsão da inauguração, porque já está pronto, do hospital macrorregional de Santa Inês. Um hospital de 100 leitos, um hospital que tem uma UPA em anexo, tem um Centro de Hemodiálise de 50 máquinas para atender a 400 pessoas. O hospital atenderá toda a região do Vale do Pindaré”, salientou Sousa Neto.

Já a deputada Andrea Murad questionou o fechamento do centro ambulatorial de atendimento aos pacientes com câncer no Turu.

“Já sabíamos que o Governo do Estado iria fechar o ambulatório, se aproveitou de uma decisão da justiça, que sequer recorreu e o ambulatório foi fechado. Isso é um sofrimento para as pessoas que estavam tendo um tratamento de qualidade, que estavam conseguindo se tratar ali e agora estão tendo que ir para o Hospital Geral, que não está tendo condições de ter essa responsabilidade”, afirmou Andrea.

Indiscutivelmente, como já era esperado, é justamente na Saúde o principal problema que o atual governo está encontrando nesse início de gestão, afinal, como esse Blog já cansou de dizer e provar, foi justamente na Saúde que o Maranhão mais avançou nos últimos anos e o desafio do governador Flávio Dino é, no mínimo, manter o nível que estava, mas pelos visto não está conseguindo.