cesarpiresmarcEm menos de uma semana os governistas de hoje, click mas oposicionistas de ontem, cialis estão demonstrando que a mudança esperada ainda não chegou e que na teoria, leia-se também Oposição, o discurso é um, mas na prática, leia-se Governo, o discurso é outro bem diferente.

Se no domingo (01) foi detonado o caso do Conselhão (reveja aqui), agora o problema são as famosas e aguardadas Emendas Impositivas. O assunto foi levado a Tribuna da Assembleia, nesta terça-feira (03), pelo deputado César Pires (DEM).

As Emendas Impositivas já foram aprovadas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, estranhamente, segue parada na Comissão de Constituição e Justiça, mesmo a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) tendo sido assinada pelos 42 deputados estaduais na legislatura passada.

“É de costume desta Casa tudo aquilo que acontece no Congresso Nacional espelhar aqui. No entanto, o Projeto de Emenda à Constituição que trata do orçamento impositivo ou emenda impositiva, foi votado em Brasília, e aqui nesta Casa está parada na Comissão de Constituição e Justiça, sem sequer vir ao Plenário para a votação. É muito pequeno para o Governo, mas menor ainda para esta Casa que poucos dias atrás colocou as mesmas assinaturas que agora se recusa a fazer prevalecer. A Emenda Impositiva está acima das nossas querelas governamentais, dos nossos ranços políticos, do nosso viés político, das nossas cores políticas. Ela serve na verdade para assegurar a nós, ainda que sejam transitórios os nossos cargos, a garantia de que temos o direito de receber como parlamentar as nossas emendas e ajudar os municípios maranhenses”, assinalou Pires.

Vários deputados estaduais, entre eles Edilázio Júnior (PV), apartearam o deputado César Pires e concordaram com o discurso com o democrata.

edilaziomarco“Lamento nós deputados sermos, em um momento como esse, tão desunidos em algo que só quem ganha é o povo, quem ganha é o Estado do Maranhão. E algo que ontem era certo, hoje é errado, quando nós poderíamos só ter uma repetição do que já houve em Brasília. Ainda ontem, muitos dos que eram governo eram justamente por conta dessas emendas, hoje muitos que são governo são por conta dessas emendas. Eu, ainda quando eu era governo, defendia a emenda para todos os deputados”, disse Edilázio.

César Pires finalizou criticando fortemente a não votação das Emendas Impositivas na Assembleia Legislativa se dirigindo ao atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Marco Aurélio (PCdoB).

“Vamos ser esse Parlamento Republicano, deputado Marco Aurélio, a nossa comissão deve ser republicana e não uma comissão publicana”, finalizou César Pires.

O deputado Marco Aurélio ouviu todo o pronunciamento, mas mesmo adorando usar a Tribuna, desta vez optou por um silêncio sepulcral, pelo menos por enquanto.

Em tempo: Publicana (é o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano). Ou seja, foi mais uma vez cirúrgico o deputado César Pires.