josereinaldoMesmo tendo tomado posse no domingo (01), sovaldi pelo menos quatro deputados maranhenses já estão ultimando os detalhes para deixar o Legislativo e ingressar no Executivo, nurse menos de 24 horas após tomarem posse.

Os deputados federais José Reinaldo Tavares (PSB) e Julião Amim (PDT), e os deputados estaduais Bira do Pindaré (PSB) e Neto Evangelista (PSDB) devem assumir ou reassumir seus postos no governo Flávio Dino (PCdoB) já na terça-feira (03).

José Reinaldo voltará para a Secretaria de Minas e Energia, abrindo assim espaço para a primeira suplente na sua coligação, que é Luana Alves, esposa do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves.

Julião Amim, que conseguiu garantir sua posse somente no sábado (31), voltará para a Secretaria de Trabalho e abrirá espaço para o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclídes Macedo (PDT).

netoevangelistaNa Assembleia Legislativa, Bira do Pindaré, enfim, assumirá oficialmente a Secretaria de Ciência e Tecnologia, enquanto que Neto Evangelista voltará para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Com a saída dos dois parlamentares, que se elegeram pela mesma coligação, os beneficiados serão Rafael Leitoa (PDT) e Fernando Furtado (PCdoB), que será mais um parlamentar ligado as colônias e associações de pescadores.

No entanto, o que nenhum dos quatro irá fazer é abrir mão dos salários de deputados, afinal o salário como parlamentar federal ou estadual é bem superior ao salário de um secretário.

Além disso, as mudanças na bancada federal do Maranhão e na Assembleia Legislativa podem não parar por ai, pois ainda existem algumas pendência na Justiça Eleitoral e muito provavelmente poderemos ter novidades e mudanças ainda dentro dos próximos dois meses.

É aguardar e conferir.