CAMARA

A Câmara Municipal de São Luís deu início aos trabalhos legislativos de 2015 nesta segunda-feira (02). O prefeito Edivaldo foi representado na solenidade pelo secretário de governo, prescription Lula Fylho. O chefe do Executivo Municipal não pôde estar presente, pois participava de reunião com o governador Flávio Dino e demais prefeitos da região metropolitana no Palácio dos Leões.

Justamente a parceria que vem sendo estabelecida entre o governo do estado e a prefeitura de São Luís foi um dos destaques da sessão solene de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal. Os vereadores se dispuseram para que o Legislativo seja mais um elo entre os executivos e a população de São Luís.

Antes da abertura do início da sessão solene, a suplente Eidimar Gomes (PSDB) tomou posse no lugar de Sérgio Frota (PSDB), que assumiu o mandato como deputado estadual. As bandeiras de São Luís, do Maranhão e do Brasil foram hasteadas ao som do hino nacional, tocado pela banda da Guarda Municipal de São Luís.

O secretário Lula Fylho leu a mensagem do prefeito para a reabertura dos trabalhos, que enalteceu o novo momento da gestão municipal. “A Prefeitura de São Luís agora trabalha de forma integrada com o Governo do Estado e com os integrantes desta Casa. Por esta razão agradeço o apoio dos senhores vereadores à nossa administração”.

Ainda na mensagem encaminhada ao Legislativo, foram pontuadas as ações já iniciadas a partir da parceria, como na mobilidade urbana, o reforço da segurança nas ações de revitalização do Centro Histórico, desencadeado pela nossa primeira subprefeitura do Centro Histórico, e, também, a inédita parceria para a realização do Carnaval. Ainda na mensagem encaminhada ao Legislativo, o prefeito prestou contas das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Executivo e citou avanços reconhecidamente obtidos, como a de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que, em duas visitas à cidade, destacaram as ações na área da assistência social como um modelo de referência para todo o país.

A Prefeitura de São Luís também foi a primeira colocada no ranking nacional de transparência, ao lado das Prefeituras do Rio de Janeiro e de João Pessoa. Além destas, foram pontuadas ações de relevância nas áreas da Educação e da Saúde, com destaque para o Projeto Municipal de Qualificação, Articulação e Fortalecimento da Atenção Básica, iniciativa que contempla uma gama de ações e serviços que visam à melhoria do atendimento na saúde.

O novo presidente da Casa, vereador Astro, afirmou que a Câmara está pronta para trabalhar em parceria com o Executivo Municipal. “Nós estamos aqui para ajudar e fiscalizar. Todos os projetos do Executivo serão analisados e tudo que for de interesse da população, será aprovado por esta Casa com a maior presteza. Teremos um poder harmônico e independente”.

O vereador Pedro Lucas Fernandes, que assumiu a 2ª vice-secretaria da Casa, afirmou que o momento é de esperança para que a cidade avance ainda mais. “Nós temos um ano de perspectivas muito boas. O prefeito Edivaldo fazendo parcerias com o governador Flávio Dino, já que não ocorreu nos dois primeiros anos. Temos fé que este ano, a cidade terá grandes avanços”, pontuou.

A Câmara começa as sessões ordinárias com aprovação de projetos a partir desta terça- feira.