lobaofilhograndezaO jornal O Imparcial, here na edição de quinta-feira (29), treatment apresentou uma reportagem com o senador Lobão Filho (PMDB) e ex-candidato ao Governo do Maranhão nas eleições de 2014. A matéria destaca a possibilidade de Lobão assumir o comando do seu partido no Maranhão.

“Eu não tenho muita pretensão em assumir a direção, medicine mas se o partido me convocar eu aceito e desempenharei o papel que deve ser desempenhado nessa convivência partidária, mas não é algo que eu esteja buscando. Eu teria a capacidade de aglutinar os membros hoje que estão insatisfeitos, lideranças enfraquecidas. Tenho plena convicção que minha possível entrada no diretório poderia ser satisfatória para o PMDB, mas eu não tenho nenhuma pretensão”, disse.

No entanto, mais adiante Lobão Filho deixa claro que só quer saber efetivamente de política em 2016. “Esse ano de 2015 eu pretendo exclusivamente a me dedicar às minhas empresas. Vou tomar conta dos meus negócios, que estão há sete anos sem ter minha atenção, por conta da carreira de senador”, finalizou.

Só que é bem aí que está o problema. O PMDB se ainda quiser ser forte no Maranhão, como é no restante do Brasil, precisa de alguém, urgentemente, que seja decidido e realmente disposto a comandar e construir um novo grupo político.

O PMDB e o grupo político Sarney, historicamente comandado pelo partido, ficou praticamente acéfalo após a derrota nas urnas em 2014. A ex-governadora Roseana Sarney não sabe se fica ou não na vida política partidária e está fora do país, com isso a expectativa seria que Lobão Filho ou até mesmo Luis Fernando Silva assumissem o partido e iniciassem a construção de um novo grupo político.

Luis Fernando, após uma visita surpreendente ao governador Flávio Dino, optou em deixar a legenda e deve se transferir para um partido da base do governo. Já Lobão Filho, acabou se decepcionando com alguns aliados e também ficou recluso.

A ausência de uma liderança forte e convicta, fez com que muitas coisas fossem desencadeadas. O PMDB literalmente partiu e muitos estão partindo de lá. O governo Flávio Dino está praticamente sem nenhuma Oposição, afinal todos, ou quase todos, já começam uma aproximação, muitos pela falta de um horizonte, leia-se outra alternativa política viável.

O PMDB no Maranhão continua sendo um partido grande e forte, com maior quantidade de deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, mas do jeito que vai a tendência é se apequenar.

Sendo assim, se Lobão Filho quiser realmente comandar o PMDB e iniciar a construção de um novo grupo político, como muitos chegaram a acreditar durante a campanha eleitoral, ele precisa agir e demonstrar isso, e não ficar aguardando, mais uma vez, ser ungido para tal posto.