drenagemDando continuidade às ações para prevenção de alagamentos na capital, ailment a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realizou no último fim de semana obra de drenagem profunda na Avenida São Marçal, no bairro do João Paulo, próximo ao supermercado Mix Mateus. O local é um ponto crítico de alagamento no período chuvoso.

“Entendemos ser esta uma prioridade neste momento, a fim de evitarmos transtornos aos moradores e comerciantes da região. Em paralelo, estamos avançando com o nosso Plano de Contingência, no sentido de minimizarmos ou até mesmo evitarmos ocorrências nas chamadas áreas de risco neste período”, destacou o prefeito Edivaldo.

O secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, acompanhou os trabalhos e enfatizou a importância da obra para os moradores e o comércio em geral da região. “O prefeito Edivaldo está levando dignidade e cidadania aos moradores e comerciantes do João Paulo, que sofriam há décadas com os transtornos ocasionados pelos recorrentes alagamentos devido à ausência de drenagem”, lembrou.

No local a rede antiga de drenagem foi substituída por uma de vazão maior. O serviço foi realizado em três etapas. A primeira, executada no ano passado, consistiu na instalação de 20 metros de rede de tubulação de concreto, interligando a galeria ao canal do Coroado.

Na semana passada, a Prefeitura deu prosseguimento à obra com a desobstrução de bueiro situado no cruzamento da via com a Rua Frei Caneca. A etapa realizada no último sábado iniciou por volta de 14h e se prolongou até o inicio da manhã de domingo (25). As duas pistas da avenida precisaram ser interditas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), para execução do serviço.

Além dos tubos de concreto, com diâmetro de 600 milímetros, o sistema de drenagem desse trecho da Avenida São Marçal foi ampliado ainda com a construção de mais uma caixa para captação de águas pluviais, com 1,5 metros quadrados e tampa de trilho, situada na lateral de uma das pistas.

drenagem1Canaletas – Ainda como parte das ações para prevenção de alagamentos na Avenida São Marçal, a Semosp construiu cerca de 10 metros de canaletas de concretos no Cruzamento da avenida com a Rua Nossa Senhora das Graças, corrigindo outro problema histórico de alagamento no bairro.

Antes da instalação dos blocos de concreto para construção do sistema de drenagem superficial, a água acumulada na pista foi drenada e a lama que tanto incomodava os moradores foi retirada com a ajuda de uma escavadeira hidráulica.

A correção da pavimentação danificada pela água empossada foi feita em duas etapas. A primeira consistiu na colocação de uma camada de brita. Finalizando o processo, foi feita a aplicação do asfalto, sendo 20 toneladas ao todo.