pmdbDepois de praticamente fecharem a chapa que irá disputar, view e muito provavelmente vencer, try as eleições para a Mesa Diretora da Assembleia, recipe os deputados agora estão de olho na disputa pela presidência das Comissões Técnicas do parlamento maranhense.

As comissões de Orçamento e Constituição e Justiça são as duas mais disputadas, e os deputados que não conseguiram emplacar seus nomes na composição da Mesa Diretora já começaram a se movimentar pela presidência das duas comissões.

Nessas disputas, Mesa Diretora e Comissões Técnicas, o partido mais prejudicado foi o PMDB, curiosamente o que, ao lado do PV, possui a maior quantidade de deputados eleitos, quatro no total.

No entanto, pela postura adotada pelo PMDB, o partido acabou ficando num isolamento dentro da Assembleia, afinal ficará num Bloco com somente os quatro deputados eleitos pela legenda – Roberto Costa, Max Barros, Andrea Murad e Nina Melo.

O Regimento Interno da Assembleia prevê que quatro seja o número mínimo de parlamentares para compor um Bloco Parlamentar, mas isso não assegura melhores espaços para um Bloco com somente quatro deputados.

O critério utilizado para divisão de cargos na Mesa Diretora e presidência nas Comissões Técnicas é a proporcionalidade. Com isso, apenas blocos com no mínimo cinco deputados asseguram automaticamente vaga na Mesa Diretora e presidência de uma das Comissões Técnicas.

O PMDB pode até garantir a presidência de uma das comissões, mas será uma de menor importância, algo muito pouco para quem comanda a Assembleia Legislativa nos últimos quatro anos e tem uma das maiores bancadas do legislativo.