gilapresentacao

Representantes do Ministério Público, link Secretaria de Patrimônio da União e IBAMA conheceram, mind na sexta-feira (23), pharmacy o projeto arquitetônico e de urbanização da Praia do Araçagi, um dos mais importantes e belos polos turísticos do município de São José de Ribamar e da região metropolitana de São Luís.

O projeto, que já está cadastrado no Ministério do Turismo, foi apresentado pelo prefeito Gil Cutrim com o objetivo principal de deixar os órgãos competentes cientes sobre todas as etapas, inclusive a ambiental, da obra, orçada em cerca de R$ 20 milhões.

O projeto de urbanização da Praia do Araçagi foi elaborado pela empresa Urbaniza Engenharia, vencedora da licitação para execução do trabalho. Ele prevê diversas obras de infraestrutura para o polo turístico, tais como a duplicação da Avenida Atlântica (na orla marítima), em um trecho de 1,6 km e que terá quatro faixas – duas em cada um dos sentidos – retirada dos bares da faixa de areia e construção de novos estabelecimentos padronizados próximos a via duplicada e sinalizada; área de estacionamento; canteiro central; moderno sistema de iluminação pública; calçadão; ciclovia; banheiros públicos; Praça de Esportes; rampas ligando a área urbanizada a faixa de praia; estações de tratamento de esgoto doméstico; dentre outras.

“A urbanização da orla marítima da Praia do Araçagi oferecerá infraestrutura de qualidade aos comerciantes, moradores e as pessoas que visitam o polo turístico, contribuindo também para movimentar a atividade turística e a economia da cidade e da Grande Ilha, sem causar prejuízos ao meio ambiente do local. Além disso, é uma alternativa sugerida pela prefeitura para evitar que comerciantes e moradores sejam retirados do local [existe uma ação proposta pelo Ministério Público Federal e União que determina tal situação]”, explicou Gil Cutrim que, esta semana, recebeu do governador Flávio Dino a garantia de que o governo estadual irá ajudar financeiramente a prefeitura a executar o projeto.

Para Luciano dos Santos, representante do IBAMA, foi de suma importância a iniciativa da prefeitura ribamarense em congregar esforços para que a iniciativa se torne realidade.