elizianeoutubroO jornalista Marco D’Eça afirma em seu blog que a deputada estadual e federal eleita Eliziane Gama (PPS) condiciona sua permanência no grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB) a exoneração da atual secretaria de Cultura, recipe Ester Marques, drugs indicada pela própria parlamentar (veja aqui).

A crise teria sido iniciada após a exoneração do secretário adjunto Gledson Brito, capsule também indicado por Eliziane, mas que já está fora do cargo por solicitação de Ester Marques. A celeuma seria por conta de eventos religiosos/políticos a serem realizados no Carnaval.

Segundo D’Eça, Eliziane estaria exigindo a exoneração de Ester Marques e caso não seja atendida, entenderá que o Governo do Maranhão estaria declaradamente apoiando e trabalhando para a reeleição de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) à Prefeitura de São Luís.

Apesar de ser uma parlamentar inteligente e uma das melhores do Maranhão, Eliziane parece ainda não ter compreendido algumas situações que estão tão claras, que apenas quem não quer enxergar não consegue ver.

Eliziane erra ao pressionar o governador Flávio Dino, afinal Dino já deu provas que pressionado não cede, mesmo quando está errado, imagina achando que está certo.

dinoeedivaldo1O segundo erro de Eliziane é ainda duvidar sobre o apoio de Flávio Dino ao prefeito Edivaldo Junior. Como governador, Dino já deu todas as provas que repetirá em 2016, o gesto de 2012, quando apoiou Edivaldo e ninguém tem duvida disso, salvo a própria Eliziane.

É verdade que Dino ainda aposta numa união de todos os aliados para marcharem juntos em 2016, mas já deixou claro que o seu candidato e do seu grupo político será o fiel Edivaldo Júnior, que jamais sucumbiu ou titubeou sobre a aliança com Flávio Dino.

Sendo assim, se Eliziane insistir mesmo na candidatura a prefeita de São Luís, algo que ela tem todo o direito, a saída do grupo de Flávio Dino será apenas questão de tempo, hoje ou amanhã, mas Eliziane e Dino/Edivaldo não estarão juntos em 2016.

Por fim, Eliziane precisa entender que se vence eleição majoritária com grupo e não isoladamente como imagina e tem trabalhado.

Ou seja, Eliziane só tem dois caminhos, entender e aceitar a decisão de Flávio Dino em apoiar Edivaldo Júnior em 2016, ou deixar o grupo político do governador e tentar montar seu próprio grupo e disputar a eleição municipal e quanto mais cedo escolher qual caminho, melhor será para ela, pois o caminho de Flávio Dino, esse já está traçado.