Edivaldo-roberto-e-Dino

Estado Maior – Engana-­se quem pensa que os partidos e as lideranças políticas estão ainda desinteressados do processo eleitoral de 2016. Eleição é como campeonato de futebol: termina um e logo os clubes estão se preparando para o outro. É assim com os partidos políticos. As principais legendas do Maranhão ­ PMDB, remedy PT, buy PSDB, capsule PSB e o futuro governista PCdoB ­ nem bem terminaram o processo eleitoral de 2016 já estão a mil por hora, em reuniões internas exaustivas para discutir a sucessão do prefeito Edivaldo Júnior (PTC) e a eleição nos principais colégios eleitorais do estado.

É o processo de 2016 que tem feito o ex-­prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, por exemplo, voltar à cena política, oito meses depois de desistir de disputar o governo.

Este mesmo processo mobiliza a deputada Eliziane Gama (PPS) a buscar novo rumo partidário e a buscar alianças com outros partidos, motivo do café da manhã de sexta­feira com o PP, do deputado Waldir Maranhão.

Outros possíveis atores de 2016, como o ex­-secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB), o senador Lobão Filho (PMDB) e as várias lideranças do PSDB e do PT também já se mobilizam com vistas à eleição de 2016.

O próprio Edivaldo Júnior já está em processo de transferência partidária ­ vai para o PDT ­ e de cooptação de legendas, com oferecimento de cargos no governo, a exemplo do próprio PP, de Waldir Maranhão, e até do PPS, de Eliziane Gama. Neste aspecto, Edivaldo tem a colaboração do próprio governador eleito Flávio Dino (PCdoB), que movimenta as peças do seu governo, que ainda nem começou, pensando em garantir adesões ao aliado prefeito ou esvaziar eventuais pretendentes, como Eliziane Gama.

E é assim que 2016 bate às portas, já em 2015, com todos voltados para o processo eleitoral, que começará oficialmente em setembro, com o fim do prazo para transferência partidária. Mas, desde já, a movimentação é intensa nos bastidores.