novos

A princípio o leitor do Blog poderia imaginar que a postagem diz respeito aos novos deputados federais e estaduais que serão diplomados, sovaldi dentro de instantes, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Só que não, pois esses 18 federais e 42 estaduais só irão assumir em 02 de fevereiro. O Blog se refere a três novos deputados estaduais que tomam posse em janeiro e irão receber todos os vencimentos sem poder cumprir a principal função do parlamentar, que é de legislar.

Com a Assembleia de recesso e só voltando às atividades em 02 de fevereiro, os três novos deputados, na prática, vão receber, mas não vão trabalhar.

Luciano Genésio, Edivaldo Holanda e Valdinar Barros, devem assumir como deputados estaduais a partir do dia 02 de janeiro e permanecerem até 02 de fevereiro, quando da posse dos novos parlamentares.

Os três novos deputados estarão substituindo os deputados estaduais – Bira do Pindaré, Marcelo Tavares e Neto Evangelista – que a partir de 02 de janeiro irão tomar posse como secretários do Governo do Maranhão, na futura gestão do governador eleito Flávio Dino.

Talvez o único que não tenha essa sorte seja Valdinar Barros. Segundo o blog do Robert Lobato, Bira do Pindaré, por divergências políticas com Valdinar, só iria assumir o cargo de secretário de Ciências e Tecnologia em fevereiro, justamente para evitar que o desafeto tenha essa benevolência (veja aqui).

De qualquer forma, mesmo que muitos maranhenses nem saibam e vejam, o Maranhão terá novos deputados estaduais já em janeiro de 2015.