plenario

Depois de um bom tempo, thumb quase três semanas, a Assembleia voltou a legislar na Sessão Ordinária desta quinta-feira (11). Além dos méritos do presidente interino, Max Barros, que conseguiu colocar uma pauta “votável”, o que mais chamou a atenção foi o posicionamento da Oposição.

A Oposição, que será Governo a partir de janeiro de 2015, simplesmente fez algo que parecia impossível de se imaginar caso a votação fosse em setembro, votou e recomendou voto pela manutenção do veto da então governadora Roseana Sarney.

Dos três vetos apreciados pelo Plenário nesta quinta-feira, dois, com apoio da Oposição, foram surpreendentemente mantidos e acabaram prejudicando a Cultura e o Futebol.

Os dois projetos de lei são de autoria do deputado Roberto Costa e foram vetados pela então governadora Roseana Sarney por questões constitucionais, pois fugia da competência do Governo do Maranhão, já que tratava de concessão de incentivo fiscal para beneficiar projetos referentes à Cultura e ao Futebol.

Apesar do veto, os projetos seriam aprovados com a derrubada do veto, que contava inclusive com o apoio da Oposição, mas com o resultado da eleição em outubro, a coisa mudou da água para o vinho, e pelo visto, o entendimento de alguns deputados também.

Pior para a Cultura e o Futebol, já que algumas empresas através desses dois projetos de lei poderiam apoiar mais a Cultura e o Futebol maranhense sem ter nenhum prejuízo, pois o apoio seria descontado de parte do ICMS.

Apenas o veto ao projeto de lei do deputado Stênio Rezende foi derrubado por unanimidade. Rezende quer que a estrada que liga Santa Inês a Buriticupu, que passa margeando a Estrada de Ferro, seja incorporada a malha rodoviária estadual.

O Blog, por questão de justiça, publica abaixo votação nominal dos deputados nos projetos de lei da Cultura e Futebol. Os deputados que votaram SIM (seis no total), votaram pela derrubada do veto e em favor da Cultura e do Futebol, os deputados que votaram NÃO (nove no total), votaram pela manutenção do veto e contra os projetos.

Alexandre Almeida, Camilo Figueiredo, Carlinhos Florêncio, Jota Pinto, Marcos Caldas e Max Barros, votaram SIM.

Edson Araújo, Francisca Primo, Magno Bacelar, Manoel Ribeiro, Marcelo Tavares, Othelino Neto, Ricardo Murad, Rogério Cafeteira e Vianey Bringel, votaram NÃO.

César Pires, Eduardo Braide, Gardênia Castelo, Léo Cunha, Rigo Teles, Stênio Rezende e Valéria Macedo, se abstiveram da votação.

Afonso Manoel, Hélio Soares, Roberto Costa, Dr, Pádua, Zé Carlos, Bira do Pindaré, Cleide Coutinho, Eliziane Gama, Raimundo Cutrim, Rubens Junior, Carlinhos Amorim, Neto Evangelista, Antonio Pereira, Graça Paz, André Fufuca, Carlos Flho, Edilázio Júnior, Hemetério Weba, Raimundo Louro e Victor Mendes. (Todos esses 20 deputados estavam ausentes do Plenário na hora da votação)