arnaldo1Novamente o presidente da Assembleia Legislativa, ask Arnaldo Melo (PMDB), order voltou a solicitar que os líderes de blocos entrem num acordo para que a Casa possa continuar legislando normalmente.

Durante os últimos três dias, a Oposição, que será Governo a partir de 2015, voltou a obstruir a pauta de votação da Assembleia, pois se recusa a votar alguns projetos que vão tramitando no parlamento maranhense.

A ideia do presidente Arnaldo Melo é uma articulação que visa conseguir montar uma força-tarefa na Casa para garantir a votação de matérias de interesse do Executivo antes do recesso parlamentar.

A Oposição parece já ter conseguido mais uma vitória, pois o Projeto de Lei do deputado Alexandre Almeida (PTN) que prevê a posse do presidente da Assembleia sem necessidade de eleição em caso de vacância dos cargos de governador e vice-governador nos últimos 30 dias de mandato, apesar de ter parecer da Comissão de Constituição e Justiça, deve ser retirado de pauta.

“Nós sabemos que o Projeto de Lei do deputado Alexandre Almeida é constitucional. A oposição também sabe. O que inviabilizou a sua votação não foi um questionamento a sua constitucionalidade. O projeto não andou por questões políticas. Então, é de bom tom que, para o bom andamento dos trabalhos na Casa, se deixe esse debate para outro momento”, disse.

A Oposição também não quer votar dois Projetos de Lei do deputado Roberto Costa (PMDB) que tratam do aumento das isenções fiscais para empresas financiadoras de projetos culturais e de incentivo ao futebol amador e profissional.

Isso sem falar nas PECs dos deputados Manoel Ribeiro (PTB), aumentando o investindo da Educação de 25% para 30%, e a de Rogério Cafeteira (PSC), que quer acabar com o instituto da reeleição no parlamento, que ainda aguardam serem votadas.

Enquanto o acordo não é celebrado e a força-tarefa não funciona, a Assembleia segue sem funcionar e a Oposição mostrando sua força.