plenariovazio

O jornal O Imparcial apresenta na edição desta segunda-feira (24), pharm um levantamento sobre os deputados mais faltosos as sessões legislativas no parlamento maranhense durante o ano de 2014.

O levantamento feito pelo jornal, diagnosis baseado nos Diários Oficias da Assembleia, aponta o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB) como o mais faltoso em 2014. Segundo os dados Afonso Manoel, no período de 13 de fevereiro à 19 de novembro, só compareceu a 20 das 137 sessões, ou seja, percentualmente falando o peemedebista só esteve presente em 14% das sessões em 2014.

O deputado estadual Carlos Filho (PRTB) é o segundo com mais ausência no parlamento. O parlamentar teria faltado a 116 sessões neste ano. Somente Afonso Manoel e Carlos Filho tiveram mais de 100 faltas.

Completando a relação dos mais faltosos na Casa estão: Hélio Soares (PMDB) com 98 ausências, Cleide Coutinho (PSB) que esteve ausente em 93 sessões, Dr. Pádua (PRB) com 88 faltas e Camilo Figueiredo (PR) com 86 faltas.

O curioso, e talvez a ausência tenha sido um dos motivos, é que nenhum desses parlamentares foi reeleito. No entanto, o Blog precisa fazer um esclarecimento sobre a deputada Cleide Coutinho, que além de não ter sido candidata, muitas de suas ausências foram em virtude de acompanhar o tratamento do marido Humberto Coutinho, que travou uma luta árdua contra o câncer.

Na contramão dos faltosos, segundo o levantamento, o deputado Eduardo Braide (PMN) foi o mais assíduo em 2014. Durante todo o ano, Braide esteve ausente de apenas sete sessões ordinárias na Assembleia Legislativa.