andre-camposO Sistema de Informática do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) passará a funcionar em plataforma de excelência e de fácil gestão (em baixa, generic na linguagem de Tecnologia de Informação), advice garantindo mais segurança e agilidade ao usuário.

Segundo o diretor Geral do Detran-MA, André Campos, está sendo disponibilizado um sistema capaz de modernizar o atendimento e facilitar a vida do usuário.  “O público passará a dispor de um serviço mais rápido, eficiente e seguro, diminuindo assim seu tempo de espera e o fim da famosa queda do sistema”, avaliou. Para efetuar a mudança, o Detran investiu, também, em novos  servidores e equipamentos de informática, além da gestão dos processos que serão controlados de forma mais eficaz.

Os dados acessados passarão a operar em uma plataforma nova e mais ágil, por meio de uma migração para um novo banco de dados. O processo traz benefícios para os usuários por promover maior capacidade e rapidez de atendimento às demandas, facilidade de manutenção e possibilidade de redução de custo devido à diversidade de fornecedores, ferramentas e linguagens.

“Nesta nova plataforma será possível desenvolver novas funcionalidades e produtos, usando tecnologias que acompanhem os avanços do mercado, e expandir os recursos de infraestrutura que atendem ao usuário, sempre que necessário, inclusive com a disponibilização de serviços on line e via smartphone nos sistemas iOS e Android”, destacou o coordenador de Informática do Detran-MA, Cleyton Soares.

A mudança foi possível graças ao termo de cooperação de Transferência Tecnológica firmado pelo Detran/MA com o Detran do Ceará, que realizou esse trabalho ao longo dos últimos dez anos e fez a doação do sistema cearense que já é nessa nova plataforma.

Tal sistema permitirá uma evolução constante das exigências legais e possíveis mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), das resoluções e deliberações do Contran, Denatran e demais portarias, além de melhorar os processos de habilitação, registro de veículo e arrecadação, garantindo maior transparência, interatividade e prestação de serviços, junto ao cidadão maranhense.

O novo sistema encontra-se na fase de migração de dados e a previsão é que o módulo de habilitação já entre em execução em dezembro deste ano. Já a implementação total deve acontecer até o meio do ano de 2015.