Deputada Francisca Primo do PT

Deputada Francisca Primo do PT

Em atendimento à representação do Ministério Público Eleitoral, advice o juiz de direito titular da 95ª zona eleitoral de Buriticupu, Duarte Ribeiro de Souza, determinou o imediato afastamento da chefe do cartório eleitoral da referida zona, Vera Lúcia Firmo Saraiva Dourado.

Autor da Representação, o promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno informou que o pedido deu-se em razão de ter tomado conhecimento de que uma das filhas da chefe do cartório, Dvanny Firmo Dourado, é assessora da deputada estadual e candidata à reeleição Francisca Primo (PT), o que foi confirmado por Vera Lúcia ao juiz e ao membro do Ministério Público. “Além de extremamente grave, o fato compromete consideravelmente toda a logística e lisura do pleito que se aproxima”, observa Gustavo Bueno.

Na representação, o promotor de justiça disse que também obteve a informação de que a chefe do cartório e a filha teriam colocado seus próprios veículos à disposição da Justiça Eleitoral. “Caso seja confirmada a informação, fica configurada uma grave irregularidade, tendo em vista o vínculo que liga os familiares da representada à deputada, única candidata ao cargo natural da cidade”, acrescenta.

Na sua decisão, o juiz da 95ª zona eleitoral justificou o afastamento da chefe do cartório como medida para “garantir e preservar a regularidade, a segurança e a lisura das eleições no município”.

TSE – O Tribunal Superior Eleitoral autorizou emprego de força federal para 26 municípios maranhenses durante as eleições 2014.

São eles: São Luís, São José de Ribamar, Coroatá, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Vicente de Férrer, Cajapió, Codó, Bacabal, Chapadinha, Colinas, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Formosa da Serra Negra, Paço do Lumiar, Raposa, Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo das Vieiras, São Mateus, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda e Benedito Leite.

A autorização se deu após o TSE acolher os motivos apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão com vistas a garantir a normalidade e a lisura do pleito no próximo dia 5 de outubro nos referidos municípios.