edivaldokits

O prefeito Edivaldo entregou nesta sexta-feira (26) materiais esportivos, seek de uso pessoal e coletivo, order para cerca de mil idosos que integram os núcleos do Projeto São Luís Saudável. O ato ocorreu no ginásio do Parque Bom Menino e reuniu centenas de idosos integrantes do projeto. O São Luís Saudável consiste na promoção de atividades físicas e recreativas direcionadas a terceira idade. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desportos e Lazer (Semdel) e integra as ações da Prefeitura pela Semana Nacional do Idoso.

“Os idosos têm uma importância muita grande na nossa gestão. Por conta disso, diversos setores da administração municipal estão envolvidos no desenvolvimento de ações específicas voltadas à melhoria da qualidade de vida na terceira idade, seja através das secretarias de Saúde (Semus), da Assistência Social (Semcas) ou da Semdel. É através de ações como esta e da criação de políticas públicas que buscamos respeitar e dignificar os idosos de nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Em ato simbólico, o prefeito entregou os materiais esportivos a idosos e instrutores responsáveis por cada núcleo. Os kits são compostos por bolas, cordas, bambolês, alteres, cones, colchonetes, bermudas e camisetas de malha, materiais de primeiros socorros, aferidor de pressão arterial, entre outros equipamentos. O Projeto atende, atualmente, cerca de mil idosos e os materiais contemplarão todos os participantes.

Na oportunidade, Edivaldo também anunciou a ampliação do Projeto São Luís Saudável, com a instalação de mais nove núcleos na capital, que serão criados por meio de convênio já celebrado com o Ministério dos Esportes, através do Projeto Esporte e Lazer na Cidade (PELC). Com a ampliação, o Projeto São Luís Saudável que hoje possui nove núcleos e beneficia cerca de mil idosos com atividades físicas e recreativas, vai dobrar sua capacidade de atendimento.

O prefeito Edivaldo informou também que outros dois importantes projetos voltados ao esporte e lazer serão desenvolvidos pela Prefeitura. Trata-se da construção de dois grandes Centros de Iniciação dos Esportes (CIEs), um na Vila Bacanga e outro no bairro do Angelim. Segundo ele, a criação desses dois núcleos de padrão olímpico também será executada em parceria com o governo federal. Os recursos já foram liberados e aguardam apenas o término dos tramites licitatórios para que sejam construídos.

Atualmente, os núcleos funcionam na quadra da Vila Nova; dois pontos na quadra do Sabará na Cohab; um em parceria com a Faculdade Estácio; um no Bequimão em parceria com o grupo Fibras Grisalhas; um na quadra do Parque dos Sabiás; e três pontos no Parque do Bom Menino. O programa atua em dois eixos, o fomento de núcleos para a prática de esporte para pessoas idosas e a orientação da população nesses espaços.

O titular da Semdel, Olímpio Araújo, ressaltou a importância do projeto como forma de proporcionar mais saúde às pessoas na terceira idade. “Estamos instrumentalizando e estimulando a prática esportiva e recreativa dos idosos de nossa cidade, para que mantenham o corpo em atividade e evoluam física e psicologicamente”, afirmou.