ratosApós o resultado da pesquisa IBOPE, sale algumas situações levantadas e outras já percebidas, acabaram chamando atenção e merecem ser destacadas.

A primeira delas é a completa ausência de coerência de alguns asseclas de Flávio Dino (PCdoB), que criticaram a pesquisa IBOPE do início do mês de setembro, quando apontava uma diferença de 12 pontos entre o comunista e o candidato Lobão Filho (PMDB), mas agora, estranhamente e incoerentemente, comemoram o resultado da nova pesquisa, que apontou uma diferença de 21 pontos.

Fica claro que essas pessoas apenas estão cumprindo seu trabalho de comentar em blogs ou simplesmente são desprovidas de um mínimo de coerência, afinal não se pode afirmar que um instituto tem credibilidade apenas quando os números apresentados lhe favoreçam. É como dizer que a Justiça é justa quando me favorece e injusta quando me prejudica. O posicionamento precisa ser único, independente da situação.

O segundo ponto é exatamente esse: posicionamento. Na política precisa-se ter lado, afinal se perde e se vence eleições, mas é necessário que tanto perdendo, quanto ganhando, se faça com dignidade.

Após o resultado da pesquisa IBOPE cresceu a informação, por enquanto factoide, que muitos deputados governistas iriam seguir o caminho do deputado Hélio Soares (PMDB), que após se lambuzar das benesses do grupo Sarney resolveu embarcar na nau comunista.

Como será que um político dessa estirpe encara o eleitor? Encara seus aliados? Encara seus próprios familiares? Será que em algum momento esses que agem covardemente, como ratos, “pulando do barco” se sentirão vitoriosos na eleição, caso o novo grupo vença? Será que esse político imagina que um dia alguém do seu novo grupo confiará nele?

Na política, como tudo na vida, a pessoa precisa ter lado e posicionamento. Não digo e nem defendo que ninguém não possa rever seus conceitos e mude de ideia, mas mudar apenas pela conivência de continuar se locupletando do poder é algo abominável e que apenas os ratos fazem, com perdão aos roedores pela comparação, mas é apenas para ilustrar o texto.

No entanto, o Blog precisa ressaltar que após o resultado do IBOPE conversou também com alguns deputados governistas, entre eles: Jota Pinto (PEN), Rogério Cafeteira (PSC), Alexandre Almeida (PTN), Ricardo Murad (PMDB), Edilázio Júniior (PV) e Tatá Milhomem (PSD), todos reafirmaram que seguirão no mesmo caminho “Pra Frente Maranhão”, apoiando Lobão Filho para governador e Gastão Vieira (PMDB) para o Senado.

Na contramão dos ratos, existem aqueles que se sobressaem nos momentos difíceis e delicados. Se existe a possibilidade de noticiarmos novos embarques na nau comunista durante a semana, também deveremos ter a entrada de cabeça na campanha de Lobão Filho de políticos de um grande município, que por “algumas arestas”, estavam meio afastados do processo eleitoral majoritário, mas isso é assunto para outro post.

Aos ratos, a história se encarregará de traçar seu destino. Aos políticos de posicionamento e caráter, o reconhecimento e o respeito dos eleitores, correligionários e familiares, indiscutivelmente acontecerá e será merecido.