pesquisa-eleitoralO Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cheap através do ministro Herman Benjamin, search suspendeu liminarmente a pesquisa do instituto Prever, look que contratado pela TV Difusora, divulgaria, nesta quinta-feira (18), seu primeiro levantamento nas eleições deste ano no Maranhão.

O ministro do TSE acolheu o pedido da coligação de Marina Silva (PSB), que questionou o fato da pesquisa não ter sido registrada no TSE, mesmo o levantamento também ouvindo os eleitores sobre a disputa de Presidente da República.

A pesquisa está suspensa liminarmente, até que aconteça o registro no TSE, ou que seja julgado o mérito da ação pelo pleno. A multa pela divulgação é de R$ 50 mil.

A pesquisa foi registrada no dia 13 de setembro, no TRE-MA sob o protocolo MA-048/2014, e ouviu 1.200 eleitores entre os dias 12 e 17 deste mês.

A decisão apenas reforça que, até o momento, o único instituto que não teve problemas com a Justiça Eleitoral na realização de pesquisas, foi justamente o IBOPE, o que reforça a credibilidade do levantamento.

Lembrando que a nova pesquisa IBOPE será divulgada no sábado (20), pela TV Mirante.