cancerO Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico, hospital aberto na avenida São Luís Rei de França, for sale no início desta semana, medicine pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou até o fim da manhã da quarta-feira (27) mais de 200 atendimentos. A unidade oferta uma série de especialidades médicas aos pacientes que precisam de tratamento clínico oncológico.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Centro, Niedja Fonseca, estão sendo atendidos naquela unidade ambulatorial, pacientes que já estão sendo assistidos no Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho e aqueles que foram encaminhados por outras unidades da rede estadual de saúde e vão iniciar o tratamento oncológico.

A nova unidade conta com instalações e equipamentos novos, disponibilizados em um prédio de cinco andares em que foram instalados 18 consultórios, sala de coleta de exames, sala de curativo, polo de aplicação de medicamentos, farmácia, serviço de assistência social, psicologia, administração, copa e refeitório.

O Centro Ambulatorial disponibiliza atendimento com médicos da dor, nutricionista, proctologista, mastologista, hematologista, cirurgião torácico, ginecologista, e psicologia para pacientes em tratamento. Nos dois turnos de atendimento, das 7hs às 19h, conta com uma equipe interdisciplinar formada por 18 médicos por turno, 6 enfermeiros, 2 psicólogos, 2 assistentes sociais, além de técnicos de enfermagem e atendentes.

Um dos pacientes em tratamento que conheceram e aprovaram o serviço disponibilizado pelo centro foi o idoso Regis Duarte Pachêco, de 71 anos, e que já recebia tratamento oncológico no Hospital de Câncer do Maranhão. Morador da Cidade Operária, ele ainda destaca a localização do novo centro como facilitador para continuar o seu tratamento. “Eu gostei, aqui está tudo novo, atendimento bom, sem falar que ficou mais perto pra chegar e voltar pra casa”, disse.

cancer1Janaína Carvalho Pereira, de 41 anos, acompanhou a consulta de sua mãe na unidade e também elogiou o centro e a rapidez com que foi atendida. “Muito bom mesmo. Minha mãe realizou a cirurgia da mama no Aldenora Bello, estava continuando o tratamento no Geral e agora fomos enviados aqui pra ela ser acompanhada pelo médico”, contou.

O centro também surge como alternativa para pacientes oriundos do interior do estado, como é o caso de José Ribamar Nunes, de 41 anos, que luta contra o câncer há mais de 10 anos. Ele é de Turiaçu, está hospedado na casa de parentes no Jardim das Margaridas e conta que a transferência de suas consultas para a nova unidade facilitou sua vida e diminuiu os custos do transporte. “Ficou mais próximo vir para cá, por isso gasto menos com taxi e ônibus”, ressaltou ele.

Morador da Baixada Maranhense, José Ribamar Martins vem da cidade de Pinheiro para realizar o tratamento em São Luís. Ele está há quase um ano sendo atendido no Hospital de Câncer, agora foi encaminhado para o Centro Ambulatorial para nova consulta de avaliação e receber os medicamento necessários para o combate à doença de forma rápida, facilitando seu retorno para casa. “Lá no Geral era mais gente para atender e demorava mais, por isso não voltava no mesmo dia para casa”, conta José Ribamar.