ifma

O Instituto Federal de Educação, see Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) iniciou as suas atividades no município de São José de Ribamar, sovaldi onde, no próximo ano, será inaugurado um campus universitário da instituição pública de ensino.

Nas dependências da Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na Sede da cidade, foi realizada, na noite da última quarta-feira (20), aula inaugural do curso de Operador de Computador. A solenidade contou com as presenças do prefeito Gil Cutrim (PMDB) – principal responsável pela instalação do Instituto em São José de Ribamar – Carlos César Teixeira, reitor em exercício do IFMA; Marco Torreão, reitor do campus de Ribamar; Jairo Pontes, diretor de Extensão; além de estudantes e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade.

Com carga de 240 horas, o curso vai atender 60 alunos distribuídos em duas turmas e integra as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  As aulas serão ministradas nos fins de semana, nos turnos matutino e vespertino, na Escola Humberto de Campos (situada na Sede), e devem se prolongar até o fim do ano. Em 2015, serão oferecidos novos cursos de formação inicial através do Pronatec e do Programa de Educação de Jovens até a realização de concurso público para ingresso de novos professores no quadro docente da instituição.

“Além da obra física de construção do campus, a implantação deste primeiro curso mostra que o IFMA de São José de Ribamar é uma realidade, um mecanismo que já está contribuindo para capacitar os jovens ribamarenses”, afirmou Gil Cutrim.

O eixo educacional prioritário do IFMA em São José de Ribamar é área de informática para a inclusão do município no programa federal Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia, com construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação; capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede e oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. Em 2013, o Programa Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.

Obra – Em estágio bem avançado, a obra de construção do campus universitário do IFMA de São José de Ribamar está orçada em R$ 7 milhões e está sendo custeada com recursos federais. O campus terá onze salas de aula, cinco laboratórios, um miniauditório, área de vivência, ginásio coberto, piscina semi olímpica, refeitório, estacionamento, setor administrativo e setor pedagógico.

Terá capacidade para atender cerca de 1.200 alunos, divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Estes estudantes terão acesso gratuito a cursos médios técnicos (modalidades integrada, concomitante e subsequente), além de cursos superiores. O terreno onde campus está sendo implantado foi doado pela Prefeitura e possui excelente localização (fica às margens da MA – 201, próximo a Sede da cidade).