josivaldoO professor Josivaldo Correa, unhealthy candidato ao Governo do Maranhão pelo PCB, foi o primeiro dos seis candidatos a ser entrevistado na Rádio Mirante AM, dentro do Programa Ponto Final, apresentado pelo jornalista Roberto Fernandes.

A entrevista começou as 8h30 e teve ainda as participações dos jornalistas Jorge Aragão, Mário Carvalho, Gilberto Léda e Diego Torres. O Blog apresenta um resumo dos principais tópicos destacados por Josivaldo Corrêa.

Eleição
“É uma injustiça as condições de disputa hoje em dia. A questão financeira e o tempo no horário eleitoral é algo que decide a eleição e os partidos burgueses são sempre beneficiados. Nós do PCB queremos discutir temas que outros não discutem e tentarmos conscientizar o eleitor. Infelizmente é uma eleição burguesa e ganha quem tiver mais recursos, mais mídia, e nós queremos mudar essa realidade”

União ultraesquerda
“Nós tentamos essa união em 2006, com essa frente ampla. Nós estamos juntos nos movimentos sociais, mas o problema é que alguns partidos já chegam com nomes e isso complica uma aliança. É possível uma aliança, mas antes precisamos discutir programas, depois os nomes dos candidatos”

Plebiscito
“A eleição é plebiscitária sim, mas nós queremos mudar essa realidade e nos posicionarmos contra isso. Nossas mensagens tem dificuldade de chegar aos trabalhadores, pois a questão financeira atrapalha muito, sequer conseguimos confeccionar um santinho, mas estamos aproveitando as redes sociais e a internet para tentar chegar a classe dos trabalhadores brasileiros”

Governo
“Num eventual governo do PCB, teríamos uma mudança radical. Não iriamos negociar as secretarias com partidos políticos, iriamos humanizar as pessoas e teríamos a criação de um conselho popular, pois seria um governo do povo e para o povo”

Pesquisas
“Não foi surpresa aparecermos em terceiro lugar na última pesquisa (Econométrica) e queremos chegar no segundo turno. No entanto, não acredito muito em pesquisa, pois elas atendem interesses. Deixo claro que não somos laranjas de ninguém e com certeza essa posição foi pela nossa pessoa, pela nossa reputação, afinal sou um candidato ficha-limpa”

Educação
“Queremos um reforma ampla e geral na Educação. A escola em tempo integral é necessária, mas a nossa escola de tempo integral é diferente das apresentadas e defendidas pelos partidos burgueses. Queremos também abrir a escola para a comunidade, inclusive nos fins de semana e feriados. Não existe necessidade de se construir novas escolas, temos é que aproveitar melhor os espaços existentes”

Aborto
“É um assunto delicado, mas não vamos fugir dele. Nós defendemos a descriminalização do aborto, nós defendemos o direito à vida, mas entendemos também que a mulher tem o direito de escolher entre a sua vida e o feto. A questão do aborto precisa ser tratado como questão de Saúde Pública”

Polícia
“O PCB entende que é necessário uma polícia unificada (militar/civil), mas vamos acabar com essa polícia opressora, vamos mudar o caráter, pois a polícia precisa é atender e orientar a população. Iremos propor a desmilitarização da polícia militar”

Maconha
“Também defendemos a descriminalização da maconha. Sei que são temas polêmicos e que muita das vezes nos tira votos, mas a preocupação do PCB é de fomentar o debate sobre temas importantes”

Nesta terça-feira (12), às 8h30, na Rádio Mirante AM, o entrevistado será o senador Lobão Filho, candidato do PMDB ao Governo do Maranhão.