eleiçõesApós realizar sessões jurisdicionais nos dias 17, unhealthy 22, store 24, 29 e 31 de julho, 4 e 5 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão concluiu o julgamento dos pedidos de registros de candidaturas protocolados até o dia 5 de julho, obedecendo ao que prevê o artigo 54 da Resolução 23.405 do Tribunal Superior Eleitoral, que estabelece esta data como limite para inclusive publicar as respectivas decisões, também acerca dos impugnados.

Segundo dados da Secretaria Judiciária, dos 860 processos do tipo em tramitação, 710 foram analisados pela Corte, sendo 120 indeferidos. Das decisões cabem recursos ao próprio TRE e ao TSE.

Os 150 processos restantes são os protocolados depois do dia 5, que tratam de pedidos individuais, renúncia, substituição de candidato, entre outros casos, que começarão a ser julgados na sessão do dia 12, marcada para começar às 9h.

“Agradecemos o empenho dos membros, de seus gabinetes e dos servidores envolvidos direta e indiretamente nesta atividade. O êxito de termos atingido o prazo estipulado pelo TSE é de todos nós”, ressaltou o desembargador Froz Sobrinho, presidente do órgão.

No último dia de julgamento, os destaques ficaram por conta do deferimento das candidaturas de três petistas que estavam impugnados. O candidato a suplente de senador, Raimundo Monteiro, que inclusive é presidente do partido no Maranhão, o candidato a deputado estadual, Yglésio Moyses e o candidato a deputado federal, Fábio Gondim.

Se os dois petistas tiveram suas respectivas candidaturas deferidas e podem concorrer normalmente nas eleições 2014, o ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques (PMN), não teve a mesma “sorte” e o TRE-MA, indeferiu a candidatura dele a deputado federal. Além de Ildon Marques, o deputado estadual Magno Bacelar (PV), Raimundo Louro (PR), e Telma Pinheiro (PSDB), também tiveram candidaturas indeferidas.

A deputada estadual Cleide Coutinho (PSB), assim como o deputado federal, Costa Ferreira (PSC), tiveram candidaturas deferidas pelo TRE-MA.