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A Prefeitura de São Luís intensificou os trabalhos para alteração geométrica do retorno do Bacanga, tadalafil na confluência das avenidas Vitorino Freire, Africanos e Portugueses. A previsão inicial de conclusão das obras era de 150 dias e, com o adensamento dos trabalhos na última semana, o cronograma foi reduzido para 120 dias.

“Estamos avançando nas intervenções de trânsito no Bacanga, mas temos obras por toda a cidade. A mobilidade urbana é uma prioridade em nossa gestão e temos intensificado as ações voltadas para esta área. Trabalhamos para que as mudanças que estamos promovendo nas vias seja sentida brevemente pela população, no dia a dia”, disse o prefeito Edivaldo.

O serviço integra as oito intervenções em curso pela Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) na área de infraestrutura para a implantação do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito. “O ritmo da obra deve ser alterado apenas pela retirada de um poste da Cemar. Negociamos com a empresa para que o poste seja deslocado para a lateral do retorno. Estamos dependendo agora da confecção do poste de transmissão de alta tensão, feito sob medida”, observa o secretário da SMTT, Canindé Barros.

Para o secretário, as intervenções no retorno da cabeceira da Barragem do Bacanga devem se tornar modelo de mobilidade urbana da administração do prefeito Edivaldo, pela modernidade aliada à aplicação correta e transparente de recursos. O modelo a que Canindé Barros faz referência baseia-se na obtenção de resultados mais amplos com menos recursos investidos. Para isso, foram aplicadas soluções técnicas modernas como a supressão do conjunto de semáforos. A Prefeitura está investindo neste trecho do projeto de melhoria viária R$ 1.531.379,25.

A intervenção apresentada pela SMTT para o local reordena o fluxo de veículos, reduzindo tempo de espera e possibilitando maior fluidez para os veículos, além da segurança dos pedestres. Para que o trânsito possa fluir melhor no retorno do Bacanga e adjacências, os cruzamentos e retornos existentes entre a Avenida dos Africanos e a Senador Vitorino Freire serão fechados.

Para realizar o retorno em direção ao Bacanga, os condutores que saírem da Africanos entrarão à direita e realizarão a manobra mais à frente à esquerda, livre de semáforos. Para o retorno, serão disponibilizadas duas vias que se unirão com outras duas da Senador Vitorino Freire. Dessa forma, os condutores terão quatro vias para transitarem livremente em direção ao Bacanga.

Os condutores que saírem da Avenida dos Portugueses realizarão o mesmo procedimento para fazer o retorno. Esses motoristas contarão com quatro vias, duas para os que seguirão em direção à Africanos e outras duas para quem desejar ir para a Senador Vitorino Freire e realizar o retorno ou seguir em frente.

Na intervenção da Avenida dos Africanos na altura do Parque Timbira, os retornos foram fechados para a abertura de uma nova passagem, que interligue uma transversal que sai do Coroado, trazendo o fluxo dos veículos que entram para o bairro Parque Timbira ou desejam voltar para o outro lado da Africanos, por meio de um retorno de quadra. A opção pelos retornos de quadra reduz a concentração de veículos formando filas duplas nas avenidas e viabiliza o fluxo natural da via. O condutor que descer a Avenida Vicente de Queiroga, entrada do Parque Timbira, também terá acesso direto à Africanos, sentido Centro, por um retorno que será aberto em frente à via.

INTERVENÇÕES EM ANDAMENTO

Trecho 1: Retorno do Bacanga – Avenida Vitorino Freire X Avenida dos Africanos x Avenida dos Portugueses
Trecho 2: Avenida dos Franceses x Avenida dos Africanos (Sacavém)
Trecho 3: Avenida dos Africanos x Entrada do Parque Timbira (Coroadinho)
Trecho 4: Avenida Colares Moreira x Rua dos Sucupiras x Rua dos Timbós (Renascença)
Trecho 5: Avenida 203 – Cidade Operária
Trecho 6: Avenida Jerônimo de Albuquerque – Curva do 90 (Vinhais)
Trecho 7: Avenida Daniel de La Touche (Cohama)
Trecho 8: Avenida Colares Moreira x Retorno do São Francisco