feriadoDepois de algumas folgas durante o período da Copa do Mundo no Brasil, view como boa parte dos demais trabalhadores, o servidor público maranhense terá mais um feriadão prolongado no próximo final de semana.

Na próxima segunda-feira, 28 de julho, comemora-se à Adesão do Maranhão a Independência do Brasil, e o servidor público maranhense terá ponto facultativo nesta data, ou seja, terá a segunda-feira de folga, após o sábado e o domingo livres.

A prefeitura de São Luís confirmou logo pela manhã o ponto facultativo, assim como o Tribunal de Justiça do Maranhão também confirmou o feriado. Já o Governo do Maranhão deverá oficializar a folga do servidor na tarde desta quinta-feira (24). Sendo assim, bom feriado para o servidor público maranhense.

Vale destacar também que algumas escolas particulares devem respeitar o feriado estadual e liberar os alunos das aulas da segunda-feira. O Blog não tem ainda a informação se as agências bancárias irão abrir normalmente.

Em tempo: No dia 07 de setembro de 1822, o imperador Dom Pedro I, com o conhecido ?Grito do Ipiranga?, proclamou definitivamente a Independência do Brasil. Curioso é o fato do Maranhão só ter aderido à Independência praticamente um ano depois, ou seja: em 28 de julho de 1823, mesmo assim com a resistência dos comerciantes portuguesas os quais mantinham grandes ligações com a coroa da Metrópole.

Mas as tropas de Portugal depois de cercadas por terra e mar, acabaram por se render, e o Maranhão, a partir de 28 de julho de 1823, deixou de ser estado colonial de Portugal, tornando-se província do Império do Brasil.

Em 02 de outubro de 1964, o então governador do Maranhão, Newton de Barros Bello, declara feriado estadual o dia 28 de julho, sancionando a Lei de número 2457, publicada no Diário Oficial de 07 de outubro de 1964.