leiseca

O Governo do Estado lançou, no rx nesta quarta-feira (23), prostate no Palácio dos Leões, a Operação Lei Seca – Vida no Trânsito, uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Criminalística (Icrim). Na solenidade, foram entregues de 50 novos bafômetros à PM, doados pelo Detran-MA para utilização na operação.

O lançamento da operação contou com a presença da secretária Chefe da Casa Civil, Anna Graziella Neiva, representando a governadora Roseana Sarney; do secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior; do comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto; da delegada Geral de Polícia Civil, Cristina Resende; dos secretários estaduais Carla Georgina (Comunicação Social),Fredson Froes (Cidades e Desenvolvimento Urbano); e Rodrigo Valente (Programas Especiais e Articulação Política).

O diretor Geral do Detran/MA, André Campos, informou que será uma operação diferenciada, pois o trabalho terá o apoio de uma delegacia nos locais de fiscalização. Ele disse que a etapa de conscientização de educação para o trânsito já foi realizada. “Agora, é a vez de atuar com mais rigor, quem dirigir embriagado será preso”, alertou. A operação será deflagrada ainda esta semana em locais e horários a serem definidos.

“Queremos diminuir os números das estatísticas. No Maranhão, nos últimos três anos são mais de 3 mil notificações de embriaguez, registros realizados em rotinas da polícia”, revelou André Campos. Ele explicou que a Organização Mundial de Saúde constatou que 98% dos acidentes são provocados por imprudência, sendo que 80% estão ligados ao consumo de álcool. Em São Luís, somente no primeiro semestre deste ano, já foram registrados 500 notificações de condutores. O Detran possui mais de 1.200 processos abertos de cassação de carteiras de habilitação.

“O governo estadual tem investido em segurança e essa operação faz parte dessas ações que estão voltadas para proteger as famílias maranhenses”, declarou Ana Graziela. Ela disse que a operação vai além da fiscalização de motorista embriagado, pois vai verificar documentação, porte de arma e drogas. “Esperamos contar com o apoio da sociedade e acreditamos que a medida vai garantir mais segurança nas ruas”, ressaltou.

O comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, disse que a operação não deve envolver apenas o consumo de álcool, mas também roubo de veículos, tráfico de drogas e armamento. “Estaremos fazendo um trabalho de prevenção e repressão que deve se refletir na segurança de uma maneira geral”, finalizou.