claudio

O Secretário de Estado da Agricultura, viagra Cláudio Azevedo, buy recebeu, ampoule na manhã desta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Maranhense. O requerimento para concessão do título, aprovado por unanimidade pelos deputados maranhenses, é de autoria do deputado Rogério Cafeteira (PMN), que também fez a saudação a Cláudio Azevedo.

Todo o plenário da Assembleia foi ocupado por autoridades e empresários do setor primário no Maranhão. A Mesa Diretora da solenidade foi composta pelo representante da governadora Roseana Sarney, o secretário de Articulação Política Marcio Coutinho; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Jaime Magno; o deputado estadual Rogério Cafeteira e autor da proposição; Marcelo de Araújo Costa, secretário municipal de agricultura e Fernando Lima, diretor da Agência de Desenvolvimento Agropecuário – Aged.

Em seu discurso, Rogério Cafeteira disse que Cláudio Azevedo já demonstrou muito mais amor pelo Maranhão que muitos maranhenses que só se preocupam em desconstruir a imagem do Estado. E fez um histórico da chegada do homenageado ao Maranhão, na década de 70, quando praticamente começou sua vida acadêmica e cursou Administração de Empresas na Uema.

Cafeteira lembrou que, ainda jovem, Cláudio Azevedo exerceu as funções de Diretor da Sociedade Rural do Maranhão e integrou o Movimento da União Democrática Ruralista – UDR. Para o parlamentar, Cláudio Azevedo se tornou um empresário bem sucedido graças à sua capacidade de gestão e visão de futuro nos cargos onde passou. Foi presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Maranhão (Sifema) e da Associação das Siderúrgicas do Brasil e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão.

Uma das conquistas de Cláudio Azevedo, segundo Rogério Cafeteira, é que hoje as siderúrgicas do Maranhão assumiram o compromisso de só produzir carvão vegetal a partir de florestas produtivas e de madeiras oriundas de projetos florestais autorizados por órgãos ambientais.

Agradecendo o Título de Cidadão Maranhense, Cláudio Azevedo frisou que está é a maior honraria que já recebeu em sua vida e recordou suas atividades na vida rural, desde que chegou ao Maranhão, aos 18 anos, representando um grupo econômico para implantar um projeto na Baixada Maranhense. “A Baixada é uma região que aprendi a amar, de grande potencial e que me revolta por ser tão pobre”, afirmou. Azevedo saudou a chegada do projeto Diques da Baixada que, ao custo de R$ 120 milhões, pretende ser a redenção daquela região e que custou muita luta a homens como ele e o deputado Jota Pinto, dentre outros.

Cláudio Azevedo se orgulha de conhecer cada um dos municípios do Maranhão e de ter amigos em todos eles. Considera o Maranhão um estado promissor, que não tem paralelo no Brasil em termos de potencialidade do setor primário. O novo maranhense discorreu sobre as vocações agrícolas e pecuárias de cada região do Estado, citando a Soja em Balsa e em Chapadinha, a piscicultura na região do Alto Turi, dentre outros.

Uma das grandes conquistas de Cláudio Azevedo como secretário de agricultura foi a classificação internacional do Maranhão como território livre da aftosa. “Era uma humilhação que o gado do Maranhão não pudesse participar de exposições em outros estados; era difícil ver os animais maranhenses serem sacrificados no vizinho Estado do Tocantins”, lamentou.

Finalizou afirmando: “Hoje posso dizer que sou maranhense de corpo e alma”.