geraldoedivaldo

Este Blog já comentou sobre a difícil arte de saber reconhecer, health afinal a maioria dos seres humanos, malady e principalmente nós jornalistas, order tendemos a sermos críticos por natureza. No entanto, é preciso que se tenha a grandeza de saber reconhecer as virtudes e os avanços, mesmo que os problemas não estejam todos solucionados.

O Blog quer destacar os avanços já obtidos na Educação na gestão Edivaldo Holanda Júnior (PTC), na prefeitura de São Luís e fazer justiça ao trabalho já desenvolvido.

Inicialmente é preciso lembrar como estava a Educação no desastroso governo do ex-prefeito João Castelo (PSDB). Os professores da rede municipal e os pais de alunos sabem melhor do que ninguém, pois tiveram que enfrentar inúmeros problemas e até mesmo paralisação que fizeram o ano letivo de 2011, último de Castelo, terminar no fim de janeiro de 2012.

O início foi difícil, com débitos e inúmeros problemas herdados da gestão de João Castelo, mas aos poucos e com a chegada de Geraldo Castro para o comando da pasta, o prefeito Edivaldo Júnior conseguiu avançar na Educação.

Só nesta semana, a Prefeitura de São Luís contabilizou o repasse de mais de R$ 3,5 milhões em recursos às escolas comunitárias da capital através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Alimentação de Creches (Pnac) e do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais do Magistério (Fundeb). Desde 2013, foram repassados mais de R$ 19 milhões às escolas comunitárias e entidades filantrópicas.

Além disso, Edivaldo Júnior já garantiu progressos nas áreas de material físico e humano, como a entrega de 15 mil livros didáticos às crianças da Educação Infantil e a contratação de 650 novos professores. Também foram realizados investimentos no transporte escolar, com a circulação de mais de 50 ônibus que atendem tanto a zona urbana como a comunidades mais distantes, na zona rural. Já foi feito a entrega da versão preliminar do Plano Municipal de Educação (PME) assegura o planejamento a longo prazo, que fortalece a política de educação municipal.

Dentre os benefícios já alcançados pela categoria do magistério na atual gestão, estão o reajuste salarial de 9,5% e 1/3 de hora atividade, entre outras vantagens trabalhistas requisitadas pelos professores do município há seis anos.

Isso sem falar que Edivaldo permanece dialogando com o Sindicato dos Professores buscando, dentro da medida do possível, encontrar caminhos que melhorem a Educação de São Luís.

É claro que os problemas existem e as reivindicações são justas, mas é necessário ter um pouco de paciência e não reconhecer os avanços já obtidos na gestão Edivaldo Holanda Júnior seria injustiça, afinal professores e pais de alunos sabem que de mais longe já vieram.