pedrinhasNo último dia 15 de abril, site o Blog destacou uma Portaria, ed assinada pelas juízas Ana Maria Almeida Vieira e Sara Fernanda Gama, respectivamente titular e auxiliar da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, que autorizava a saída temporária de 230 apenados para “visitar os familiares em comemoração à Semana Santa”.

Naquela oportunidade o título da postagem era: “Quantos voltam?”. Agora passado o feriadão prolongado, a Secretaria de Justiça e Administração confirma que 20% dos 230 beneficiados com a saída temporária não retornaram às unidades prisionais. São cerca de 50 foragidos, que deveriam ter voltado ao cárcere privado no último dia 21, mas agora estão em “liberdade”.

O Tribunal de Justiça, através da juíza Ana Maria Almeida Vieira, garante que os beneficiados que não retornaram, terão o mandado de prisão expedido o mais rápido possível.

No entanto, a decisão acarretará em mais trabalho para a Polícia Militar, que, mais uma vez, terá que prender esses criminosos. Enquanto isso não acontece, aumenta a preocupação da sociedade maranhense que ficará a mercê de tais bandidos.

Sendo assim, fica uma pergunta pertinente: de quem será a responsabilidade caso um novo crime seja cometido por um desses apenados que não retornaram da saída temporária?