gilcutrimA Prefeitura de São José de Ribamar concedeu novo reajuste salarial para os professores da rede municipal de ensino. O benefício, sovaldi de 8%, sales já será pago na folha de pessoal deste mês de abril e é retroativo a janeiro.

A concessão de mais um reajuste salarial para os profissionais do magistério do município ratifica, mais uma vez, o compromisso da administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) em valorizar a classe.

Em três anos, estes profissionais foram beneficiados com um expressivo ganho salarial (superior a casa dos 40%), oriundo de reajustes salariais concedidos anualmente – em 2011, o reajuste foi de 15%; em 2012 de 22% e em 2013 de 8%.

Atrelado a isso, a administração municipal implantou, ano passado, progressões para os docentes, benefício previsto na Lei 900/2010 que Institui o Plano de Carreiras, Cargos, Salários e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica, no âmbito do Poder Executivo do município de São José de Ribamar.

A progressão é a elevação do profissional da educação de uma referência para outra imediatamente superior, dentro da faixa salarial da mesma classe, obedecendo critérios de desempenho e tempo de serviço, com interstício mínimo de quatro anos.

Paralelo ao trabalho de valorização dos docentes, a Prefeitura ribamarense, nos últimos três anos, também investiu massivamente na melhora da infraestrutura da rede escolar, assim como na ampliação do número de vagas em sala de aula.

Só para citar um exemplo, foram construídas e implantadas quatro novas Escolas Municipais (Liceu Ribamarense II, do Alto do Turu, do Residencial Olímpico e Acto Juvêncio) e reformadas e ampliadas diversas outras. Esse trabalho resultou no aumento do número de alunos matriculados na rede municipal de ensino– passou, em 2011, de 17.932 para 21.193 em 2013.