flaviodinonovaDepois das polêmicas, recipe principalmente envolvendo PDT e PSB, health com a eventual chegada do PSDB no palanque do pré-candidato ao Governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o comunista tentará buscar o consenso dentro da Oposição.

A tarefa de Dino não será nada fácil, afinal ele terá que convencer a partidos e políticos que estavam desde o início acreditando no projeto de sua candidatura a rediscutir um acordo já firmado em 2012.

Naquela oportunidade, foi acertado entre quatro partidos – PCdoB, PSB, PDT e PTC – que Dino seria o candidato ao Governo do Maranhão, o PDT indicaria o nome do candidato a vice-governador, o PSB teria Roberto Rocha como candidato ao Senado e todos apoiando a candidatura de Edivaldo Júnior a Prefeitura de São Luís.

O problema é que Dino tentou ampliar o leque de apoios e ofereceu o que podia e não podia ao PPS e ao PSDB para consegui-los trazer para o seu palanque. A chegada do PSDB pode trazer complicações com PDT e PSB, afinal se especula que o deputado federal Carlos Brandão possa ser o indicado a vice e tome a vaga que seria dos pedetistas. Além disso, o ex-prefeito e ex-governador, João Castelo, deve disputar o Senado e complicar a situação de Roberto Rocha.

Já o PPS, internamente começa a surgir uma corrente que defenda a candidatura da deputada estadual Eliziane Gama para o Senado, outro grande problema para Rocha, que vai vendo a sua candidatura única para senador da Oposição sendo implodida da noite para o dia.

E isso sem falar que a chegada do PSDB no palanque de Dino já está nacionalizando a disputa eleitoral no Maranhão, os peemedebistas já afirmam que agora a disputa é Aécio/Dino X Dilma/Lobão, o que convenhamos não foi um bom negócio para o comunista, afinal é justamente no Maranhão que o PT, com Lula e Dilma, conseguiu sempre seus melhores resultados nas eleições em que conseguiram chegar e permanecer no poder.

De qualquer forma, essa é a difícil missão de Dino, unir a Oposição com a chegada do PSDB e PPS no seu palanque e encarar que terá contra sua candidatura as estrelas do PT, Lula e Dilma, que estarão ativamente na campanha de Lobão Filho.