pedptDe O Estado – O Secretário Nacional de Organização do Partido dos Trabalhadores (PT), medicine Florisvaldo Souza, generic informou ontem que está marcada para a terça-feira da semana que vem, buy dia 18, a reunião da Executiva Nacional da legenda que deve deliberar sobre o resultado do Processo de Eleições Diretas (PED) da sigla no Maranhão.

Os dirigentes nacionais decidirão se mantêm os votos de 44 diretórios municipais anulados pela comissão eleitoral – o que daria a vitória ao atual presidente estadual, Raimundo Monteiro – ou se anula esses sufrágios e determina a realização de um segundo turno, com a participação de Henrique Sousa, segundo mais votado.

Essa é a terceira vez que a direção nacional marca uma reunião para tratar do assunto. Na última delas, no dia 27 de janeiro, houve uma tentativa, mas, alegando que nem todos os membros leram o relatório que detalha o que ocorreu na eleição petista no Maranhão, a Executiva Nacional decidiu postergar uma definição.

“Nós tivemos alguns problemas nas reuniões da Executiva Nacional e o tema foi adiado por duas vezes. Mas agora está pautado para terça-feira e eu acredito mesmo que na terça-feira a gente tenha uma solução para a questão. Já tem parecer pronto, a reunião está convocada, vai ser em Brasília, eu espero que a gente coloque uma solução”, declarou o titular da SORG, que esteve em São Luís para um encontro da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), corrente majoritária do PT, da qual ele faz parte, e que defende a manutenção da aliança com o PMDB em nível nacional.

O PED maranhense está suspenso desde que, após análise da Secretaria Nacional de Organização (Sorg), evidenciou-se falha da comissão eleitoral estadual por não haver seguido o regulamento para apuração, totalização dos votos e divulgação do resultado. Pelas regras do PED, logo após a votação, a apuração deveria ser feita pelos diretórios municipais. Depois da proclamação dos resultados nas cidades, os números deveriam ser repassados para a executiva estadual por meio eletrônico até o fim, dia 12 de novembro de 2013.

A totalização do resultado estadual e envio dos números para executiva nacional deveriam ser feito até o fim do dia 13 do mesmo mês para a proclamação do resultado final. Na época, a Sorg emitiu nota dizendo que não havia quaisquer explicações da comissão de organização eleitoral do PT maranhense para não ter sido seguido o regulamento.

Segundo Florisvaldo Souza, a decisão está nas mãos de 21 militantes. “[Participam da reunião] os membros da Executiva Nacional, que são eleitos pelo Diretório Nacional. São 18 integrantes, mais o presidente do Diretório Nacional e os líderes das bancadas no Senado e na Câmara. Essa é a composição, um grupo de 21 pessoas. Todos estão convidados a participar e a gente imagina que teremos quórum o suficiente para aprovar”, avaliou.

Ainda de acordo com o dirigente nacional, o desfecho da questão, qualquer que seja, não provocará influência na definição da política de aliança do PT no estado. “O PED é o processo interno para eleger sua direção. A discussão sobre aliança não tem nenhuma vinculação com o PED”, disse.

Presente ao evento, o presidente Raimundo Monteiro disse manter a convicção de que está reeleito – e de que isso será confirmado nacionalmente.

Mais – O secretário Nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, disse ter pressa para decidir o PED maranhense. “Eu não digo que de terça não passa. Nós queremos e eu, como secretário de Organização, estou com uma única pendência do PED 2013, eu não tenho nenhuma outra, essa é a única e tenho pressa, também, que seja solucionado”, declarou. O presidente estadual Raimundo Monteiro acrescentou, também, contar com o apoio da maioria da militância para aprovar, no encontro de tática eleitoral, a tese de aliança com o PMDB.”A Executiva Nacional referendará nossa reeleição, disso eu não tenho dúvidas”, afirmou.