genilde2Conforme o Blog antecipou em primeira mão (reveja), unhealthy a analista ambiental Genilde Campagnaro é a nova secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão. A nova titular da pasta assumiu o cargo nesta quarta-feira (29), rx em substituição ao deputado estadual Victor Mendes (PV), treatment que estava à frente do órgão desde 2011 e retorna à Assembleia Legislativa, após o bom serviço prestado no executivo.

Antes de assumir o cargo, Genilde Campagnaro atuava como chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Sema. A nova secretária é funcionária de carreira da secretaria, desde dezembro de 2008, onde ingressou por meio de concurso público ocupando a vaga de Analista Ambiental – Especialidade em Economia.

Genilde Campagnaro revelou que pretende dar continuidade ao trabalho já em andamento, priorizando o atendimento ao público e desenvolvendo uma política socioambiental efetiva no Maranhão. “Não teremos mudança de equipe, apenas ajustes na estrutura de trabalho e o desfio é dar continuidade ao excelente trabalho feito pelo deputado Victor Mendes”, revelou.

A nova secretária aponta dois grandes desafios para 2014. O primeiro é a implementação do Complexo Ambiental da APA Itapiracó. O segundo é a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). “São projetos importantes que foram iniciados na gestão do Victor Mendes e que pretendo dar continuidade”, garantiu.

Genilde Campagnaro nasceu no município de Caxambu do Sul, em Santa Catarina, no dia 5 de fevereiro de 1967. É formada em Economia pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e pós-graduada em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela mesma instituição. A nova secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais também compõe o quadro de docentes da Faculdade do Estado do Maranhão (Facem/UNIP).

Trabalhou como bancária no extinto Banco do Estado do Maranhão (BEM) e foi assessora de Planejamento da Fundação Municipal de Turismo (atual Secretaria Municipal de Turismo). Atuou, ainda como empresária e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).

victormendesnovaDesafio – Já o deputado Victor Mendes, além de fazer questão de agradecer aos funcionários da Sema pelo apoio para realização do bom trabalho, e a governadora Roseana Sarney pela confiança depositada, também falou sua passagem no executivo.

“Foi uma experiência nova e gratificante, acho que pude dar a minha parcela de contribuição e consegui reestruturar a secretaria, que foi a missão dada pela governadora, e atualmente estamos solidificando a política ambiental do Maranhão. Fica o sentimento de dever cumprido”, declarou ao Blog.

O deputado Victor Mendes deverá retornar a Assembleia na semana que vem e reafirmou que será candidato a deputado federal.