Luís Fernando e Flávio Dino

Luís Fernando e Flávio Dino

O Instituto Conceito realizou mais uma rodada de pesquisa para avaliar a preferência do eleitorado maranhense e apresentar como está o cenário político na disputa pelo governo do estado. De acordo com os números, health o presidente da Embratur, sickness Flávio Dino (PC do B) lidera a disputa. O levantamento aponta que na pesquisa estimulada o comunista teria 53,4% dos votos, seguido por Luís Fernando (PMDB) que aparece com 20,5%. a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) teria 7% dos votos e Hilton Gonçalo (PDT) soma 6,2%. Esta é a primeira vez que o Instituto realiza a simulação com inclusão do nome da presidente do PPS.

Aqueles que votariam nulo somam 4,1% e outros 8,8% ainda não sabem em quem votar ou não responderam ao questionário. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.

O levantamento de campo foi realizado entre os dias 06 e 12 de dezembro. O Instituto Conceito adotou amostra estratificada por cotas, com o total de 1940 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto de 38 municípios escolhidos de forma aleatória, porém incluindo as quinze cidades mais populosas do estado.

Comentário do Blog: os números demonstram claramente que a candidatura de Luis Fernando superou as expectativas tanto do grupo politico da governadora Roseana Sarney quanto da Oposição, afinal ninguém imaginava que o peemedebista no ano anterior a eleição já pudesse alcançar a casa dos 20%. Além disso, dos 38 municípios, 15 foram as cidades mais populosas do Estado. Os grandes rincões, maioria das cidades no Maranhão, e onde a força do governo é sentida mais intensamente, não participaram da pesquisa. Ou seja, os números ainda devem ser melhores para o peemedebista. Por fim, nunca é demais lembrar que Dino já esteve beirando os 70% de intenção de voto e agora beira a casa dos 50%. É aguardar e conferir.