leo-costaA Comissão Parlamentar de Inquérito criada pela Resolução nº 02/2013 da Câmara Municipal de Barreirinhas, diagnosis para apurar supostos desvios e ilegalidades na merenda escolar, case no início de setembro, clinic já concluiu seus trabalhos e pede a cassação do prefeito da cidade, Léo Costa (PDT).

Três vereadores – Joab Marreiros Dias (PV) – presidente, Marluce Ataíde (PMDB) – relatora e Raimundo Nonato Sousa (PCdoB) – secretário – integraram a CPI que pede a cassação do prefeito e será apreciada pela Câmara de Vereadores.

O Blog teve acesso com exclusividade a algumas partes do relatório final da CPI e nele fica claro que a situação do atual prefeito é extremamente complicada.

A CPI confirma que “existem fortes evidências de favorecimento indevido, de direcionamento da licitação realizada e de prejuízos ao erário público em decorrência da empresa ser declarada vencedora, bem como, consequentemente, provas robustas da escassez e falta de merenda nas escolas do Município de Barreirinhas/MA, durante o primeiro semestre de 2013”, diz parte do relatório.

Durante o bojo das investigações também são apontados “ilegalidades no processo licitatório, desvio do dinheiro público destinado à merenda escolar e inconsistência nos mapas de distribuição apresentados pela Prefeitura Municipal”. A CPI ainda afirma que o gestor público, o prefeito Léo Costa, pagou por merenda escolar que a coletividade não recebeu.

cpialcantaraPor conta das irregularidades detectadas pelos vereadores ao longo da investigação, onde inclusive a ex-secretária de Educação do município foi ouvida, a CPI no seu relatório recomenda a Câmara Municipal de Vereadores a “urgente cassação do Prefeito Municipal de Barreirinhas/MA – Sr. ARIELDES MACÁRIO DA COSTA”.

O relatório da CPI também será encaminhado ao Ministério Público, a Procuradoria Geral de Justiça e principalmente a Procuradoria Geral da República, pois o pagamento da merenda escolar é feito com verbas federais.

Pelo visto não é nada boa a situação do prefeito Léo Costa, que corre o risco de ser cassado do mandato antes mesmo de completar um ano à frente da Prefeitura Municipal de Barreirinhas.