edivaldobrasilei

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, ambulance acompanhado do secretário de Projetos Especiais (Sempe), hospital Gustavo Marques, help participou, nesta semana, de reunião com a diretoria do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), em Brasília, para tratar sobre a reestruturação do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga. Durante o encontro, foi garantida a extensão do prazo de execução por mais 22 meses.

Após visitas este ano a São Luís e a pedido da Prefeitura, a equipe do Banco Mundial entendeu ser necessário conceder aditivo de prazo de mais 22 meses para que o Programa Bacia do Bacanga pudesse desenvolver todas as ações. O prazo de encerramento estava previsto para dezembro de 2013 e alguns dos projetos não terminariam nesta data.

A diretora do Bird no Brasil, Deborah Wetzel, disse estar satisfeita com os avanços do Programa Bacia do Bacanga e, por acreditar no trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, o Banco Mundial entendeu ser necessário conceder esse aditivo de prazo, que garanta tempo hábil para a conclusão dos investimentos do Programa e para a consecução dos objetivos e alcance dos impactos de desenvolvimento esperados.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior agradeceu a sensibilidade que a diretora do banco teve com a realidade das pessoas que moram na periferia de São Luís e o voto de confiança que o BIRD está depositando na gestão municipal. “Este é um programa de grande importância para nossa cidade, que vai beneficiar dezenas de milhares de famílias. Nossa gestão estará empenhada para atender ao prazo estipulado pelo Banco Mundial e beneficiar a população com a entrega do Programa”, declarou.

A preocupação com a conclusão dos trabalhos foi partilhada por Gustavo Marques. “Continuaremos trabalhando na mesma intensidade, mesmo com o prazo de encerramento previsto para outubro de 2015 para que o programa seja encerrado com sucesso e, principalmente, para que a população possa usufruir de uma melhor qualidade de vida, que é o principal objetivo do Programa”, garantiu.

A diretoria do Banco Mundial destacou que o engajamento continuado com a Prefeitura de São Luís está coordenado com a missão do Bird, que é o combate à pobreza e a promoção da prosperidade compartilhada, e que esse acordo também comunga com a Estratégia de Parceria com o Brasil (2012-2015).

Na reunião também estiveram presentes os membros do Bird, Paul Kriss (coordenador de Operações Setoriais), Oscar Alvarado (gerente do Projeto), Emanuela Monteiro (gerente adjunta) e os especialistas da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe),  José Antonio Lopes e Antônio Filho.