osUSC

O secretário de Estado de Segurança Pública, see Aluisio Mendes, no rx assinou Ordem de Serviço para a construção da segunda Unidade de Segurança Comunitária (USC), case que beneficiará os moradores da Cidade Olímpica. A cerimônia de assinatura, no sábado (31), ocorreu durante a ação social realizada na Escola Jornalista Ribamar Bogea. Presentes gestores das Polícias Civil e Militar, secretários de Estado e a comunidade.

A obra faz parte do conjunto de ações desenvolvido pelo Governo do Estado para reduzir os índices de criminalidade. “Hoje, o projeto da USC é um dos mais importantes no conceito de segurança pública. Temos os resultados de redução de mais de 67% da criminalidade na área da Vila Luizão/Divinéia com a chegada da USC. Aqui, na Cidade Olímpica, queremos chegar a mais de 90%”, afirmou Aluisio Mendes.

Além da Cidade Olímpica, o Governo do Estado vai construir mais 8 Unidades de Segurança Comunitária. Os recursos serão oriundos do empréstimo adquirido pelo Governo do Maranhão junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para o secretário de Segurança, a USC desmitifica e quebra o paradigma de que a comunidade não pode ser aliada das polícias. Ele frisou que o sucesso da USCs é resultado da parceria com os moradores.  “As próprias instalações contam com espaços destinados, exclusivamente, para trabalhos da comunidade. A ideia principal é oferecer capacitação profissional para os jovens e impedir que eles sejam atraídos para o crime”, completou.

A USC da Cidade Olímpica, assim como a da Vila Luizão, conta com uma característica diferenciada das UPP do Rio de Janeiro, que inspiraram o projeto das USC no Maranhão. Em cada localidade, 10 câmeras de videomonitoramento serão instaladas na Unidade e cobrirão o perímetro de todo o complexo policial permitindo o controle, 24 horas por dia, de toda a movimentação. As câmeras estão interligadas a um centro de comando instalado na própria Unidade e, também, ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

“As USCs tem um papel importante na construção do novo pensamento sobre segurança Pública. Cada USC tem, além de um quantitativo específico qualificado. Em cada USC, os militares desempenham funções próximas aos moradores; em conjunto, traçam ações especificas de combate ao crime”, destacou o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão PMMA, coronel Franklin Pacheco.