roseanaedivaldo

As manifestações nas ruas são de fato um recado para todos os setores da sociedade, health mas principalmente para a classe política, health pena que alguns no Maranhão ainda não entenderam isso e tentam desvirtuar como se os recados fossem direcionados apenas a um grupo político.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, governadores e prefeitos das capitais se reuniram, discutiram e encontraram juntos soluções para atender alguns dos pleitos das manifestações realizadas.

A união no Rio de Janeiro foi de dois políticos do PMDB – Sérgio Cabral (governador) e Eduardo Paes (prefeito), algo fácil de ser feito. Juntos anunciaram redução das tarifas do transporte público.

Já em São Paulo, a aliança que parecia complicada de PSDB e PT também foi feita. O governador tucano Geraldo Alckmin e o prefeito petista Fernando Haddad, conseguiram juntos reduzir os preços das tarifas de ônibus, metrô e trens de São Paulo.

Aqui no Maranhão tudo é diferente e mais complicado. Apesar dos Palácios dos Leões e La Ravardiere ficarem lado a lado, governadora e prefeito não conseguiram realizar sequer uma parceria institucional até hoje. A política partidária parece impedir uma aproximação entre os dois gestores públicos.

A população demonstra através dos manifestos que quer resultados, quer ver na prática o que foi prometido na teoria e tudo isso é bem mais fácil com a união de esforços. Na política a dificuldade aumenta quando se caminha só, mas o fardo diminui quando os entes federal, estadual e municipal trabalham juntos.

A disputa eleitoral deve e vai acontecer, mas ela tem data marcada, não todo dia e toda hora como acontece no Maranhão. O momento é de unir esforços para que os manifestantes possam recuperar a credibilidade na classe política e voltarem a ter realmente esperança de dias melhores.

Fica a pergunta: por que não aqui?