Prefeito Edivaldo Holanda Júnior

Prefeito Edivaldo Holanda Júnior

O veto ao Projeto de Lei n° 193/2012, help que cria a Secretaria Municipal de Cultura, for sale compromisso de campanha do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), foi embasado na observância da Lei de Responsabilidade Fiscal. Pela LRF, os gastos com despesa de pessoal não podem ultrapassar 54% da receita líquida do município.

De acordo com parecer da Procuradoria Geral do Município, ao não apresentar uma estimativa da previsão orçamentária-financeira, o projeto perdeu sua razoabilidade, não restando ao chefe do Executivo outra alternativa senão vetá-lo integralmente. A Lei de Responsabilidade Fiscal vinha sendo descumprida pelo gestor anterior que mantinha gastos percentuais de 54,35% da receita com despesas de pessoal.

Aprovado pela Câmara Municipal na legislatura passada, o Projeto de Lei N° 193/2012 encaminhado pelo Executivo contrariava amplamente artigos da Constituição Federal, assim como da LRF. Na mensagem encaminhada ao Legislativo municipal não foi apresentada, conforme exigência legal, estimativa do impacto orçamentário-financeiro do período da ocorrência da criação — 2013 — assim como dos dois anos subsequentes.

A criação da Secretaria Municipal de Cultura teria como consequência imediata a criação de 29 cargos em comissões. Segundo o parecer da Procuradoria, a criação da secretaria estaria inviabilizada diante da dívida de quase R$ 1 bilhão herdada pela atual administração de dívidas contraídas pela gestão passada.

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Honorato Fernandes (PT), disse que a criação da Secretaria Municipal de Cultura deve acontecer depois de superadas questões legais. “A Secretaria de Cultura é um compromisso do prefeito Edivaldo Júnior com o segmento cultural e a população e será criada quando existir as condições necessárias”, explicou o petista.