Hospital HCM já possui moderno equipamento para tratamento de hemodiálise

por Jorge Aragão

hemodialiseUm moderno equipamento que substitui a função renal em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) foi adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Carlos Macieira. A máquina é específica para hemodiálise contínua em pacientes muito graves e, case com apenas um kit, generic é capaz de realizar reposição renal por até 72 horas. Pacientes que não suportariam uma diálise tradicional, prostate que dura em torno de cinco horas, serão os grandes beneficiados.

O HCM é o primeiro hospital público do Maranhão a contar com este equipamento para hemofiltração, que entrou em funcionamento nesta quarta-feira (1). O grande diferencial é que os nefrologistas definem os parâmetros da diálise e a equipe da UTI ficará responsável pelo manejo da máquina. “É um equipamento altamente moderno e que vai ajudar a restabelecer os pacientes renais de UTI”, afirma o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do HCM já foram treinados para manusear a máquina de terapia de reposição renal contínua. “Com esse equipamento, a diálise não afeta a estabilidade da pressão arterial do paciente grave, que tem melhor resultado na função renal”, ressalta o nefrologista Carlos Macieira.

A coordenadora de enfermagem do HCM, Frankcelina Lima, diz que as equipes estão extremamente motivadas com a aquisição deste equipamento. “Estamos sempre promovendo a qualificação dos funcionários e este moderno equipamento vai gerar grandes benefícios aos pacientes gravemente enfermos”, informou.

A SES vem investindo na assistência a pacientes renais atendidos em sua rede. Dia 18 de abril, o Hospital Estadual de Presidente Dutra começou a oferecer o serviço de hemodiálise para internados em sua UTI. São duas máquinas funcionando 24 horas para atender pacientes graves, assistência pela primeira vez oferecida naquela unidade de saúde.

hemodialise1

A insuficiência renal sobrevém quando os rins não conseguem remover os resíduos metabólicos do corpo, nem realizar as funções reguladoras. As substâncias normalmente eliminadas na urina acumulam-se nos líquidos corporais em conseqüência da excreção renal prejudicada, levando a uma ruptura nas funções metabólicas e endócrinas bem como a distúrbios hídricos, eletrolíticos e ácido-básicos.

A insuficiência renal aguda (IRA) é uma síndrome clínica em que o organismo perde sua capacidade de excreção metabólica através da urina, devido a uma rápida e acentuada deterioração da função renal. Dada a forma abrupta de sua instalação, nem os rins nem os outros sistemas metabólicos do organismo tem como desenvolver adaptações fisiológicas suficientes para corrigir as novas condições metabólicas que ameaçam a vida do indivíduo, se não forem corrigidas a tempo.

Superintendente da PF fala sobre as investigações de agiotagem no MA

por Jorge Aragão

cristianosampaioEm entrevista exclusiva ao repórter Marcial Lima da Rádio Mirante AM, look o Superintendente da Polícia Federal no Maranhão, see delegado Cristiano Sampaio (foto) confirmou que a PF está investigando o envolvimento de 41 prefeituras com o crime de agiotagem no Estado.

Segundo o superintendente, generic cada prefeitura investigada terá um processo específico e que caberá ao Grupo de Repressão de Desvio de Recursos Públicos, um grupo específico para analisar essa prática delituosa, a condução dessas investigações.

“Temos na Polícia Federal um grupo específico para esse tipo de crime. Serão três delegados com experiência nesse tipo de investigações que estará à frente dos processos”, afirmou.

O superintendente também ressaltou que boa parte dos recursos dos recursos utilizados nessa pratica de agiotagem envolvendo prefeituras do Maranhão, eram recursos federais e que para a PF existem mais de três quadrilhas praticando esse crime no Estado.

“Infelizmente muitos gestores tem cometido esse delito com recursos federais, são aproximadamente 700 inquéritos com desvio de recursos públicos federais e a Polícia Federal ao longo do tempo já identificou mais de três quadrilhas nesse tipo de crime aqui no Maranhão”, declarou.

Cristiano Sampaio também falou sobre a situação do delegado da PF, Pedro Meireles, que teve seu nome citado como tendo suposto envolvimento com a quadrilha comandada por Gláucio Alencar.

“Existe um trabalho de apuração para que se possa definir responsabilidade, mas como o trabalho está em curso, não podemos comentar o caso, mas assim que concluído a Polícia Federal dará uma satisfação a sociedade”, finalizou o superintendente.

Pedro Meireles continua trabalhando normalmente e atualmente ele é o chefe da delegacia de crimes de assaltos a bancos e crimes contra o patrimônio.

Luis Fernando abre Encontro Regional de Administração

por Jorge Aragão

luis-fernando-palestraO secretário de Infraestrutura, pilule Luis Fernando Silva, foi o primeiro palestrante do I Encontro Regional de Administração e II Encontro Maranhense dos Estudantes de Administração, evento que iniciou nesta quinta-feira (02) no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

Organizado pela Federação Nacional dos Estudantes de Administração, o encontro correrá até o próximo domingo (5) e terá, entre outros palestrantes, Claudio Forner, consultor do Sebrae e conselheiro do programa O Aprendiz.

Para uma platéia de mais mil presentes, Luis Fernando falou sobre desenvolvimento sustentável e gestão pública eficiente. Segundo ele, “uma gestão pública eficiente com participação social é um caminho para o desenvolvimento sustentável”

– Nos dias atuais, para considerarmos uma ação forte do poder público no setor econômico, precisamos ter uma gestão pública eficiente. Não que a gestão pública conduza o crescimento econômico, mas, quando eficiente, ela induz esse crescimento porque atrai investimentos, estimula setores estratégicos e faz com que a renda cresça, as oportunidades de trabalho e a produção cresçam e que possam transformar a vida das pessoas através de mecanismo de participação social, distribuição da renda e da qualidade de vida melhor – ressaltou.

Segundo Luis Fernando, a participação social em todas as etapas da gestão é imprescindível para uma gestão eficiente.

– Não podemos abrir mão da sociedade na discussão, na formulação, no acompanhamento na avaliação e no controle das políticas públicas. Não cabe mais um estado tecnocrata, trancado numa sala, pensando no destino das pessoas quando as pessoas sabem muito mais do que qualquer governante o que é melhor para elas mesmas e sobre seu futuro – pontuou o secretário que deu como exemplo a forma como governou o município de São José de Ribamar e a forma como o estado tem trabalhado incluindo o cidadão na formulação das políticas públicas.

Mais um caso de Pedofilia chega na Comissão de Direitos Humanos da AL

por Jorge Aragão

PEDOFILIA

A presidente da Comissão de Direitos Humanos, shop deputada Eliziane Gama recebeu mais uma denúncia de caso de pedofilia durante a reunião da comissão. Desta vez, cialis a denúncia foi encaminhada pela Defensoria Pública do município de Pinheiro.

De acordo com a parlamentar, a denúncia é referente a uma criança de 12 anos que foi violentada por vários homens de um povoado de Pinheiro. Segundo as informações, a menina é moradora de uma das ilhas do município.

“Infelizmente muitas crianças daquela região são vítimas de violência sexual. Já tivemos ali casos emblemáticos como do ‘Monstro de Pinheiro’ e muitos outros casos incestuosos. Vamos fazer todos os encaminhamentos necessários e cumpriremos nosso papel de defesa dos direitos da infância”, destacou Eliziane Gama.

O caso de pedofilia estará na pauta da Comissão de Direitos Humanos que acontecerá na próxima quarta-feira, às 8h30 da manhã na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa.

Detran irá atualizar endereços de proprietários de veículos

por Jorge Aragão

O Detran-MA convoca os proprietários de veículos que estão com cadastro desatualizado para que atualizem seus endereços. A meta é evitar os elevados índices de devolução de documentos enviados via Correios, doctor por erros no endereçamento. Essa foi uma das pautas da reunião realizada na noite desta quinta-feira (02/05) entre o Detran-MA, a empresa prestadora de serviço  Thomas Greg &Sons, que é responsável pela emissão e envelopamentos dos documentos e os Correios, que possuem um contrato com o departamento para a entrega dos documentos.

detran
Com a atualização dos endereços, espera-se evitar mais devoluções já que as operações de fiscalização de acordo com o calendário do IPVA 2013 iniciam neste mês de maio.  A reunião aconteceu na sala de reunião da diretoria geral e contou com a presença do Diretor Geral do Detran-MA, André Campos, do Chefe da informática do Departamento, Cleyton Soares, do Coordenador de Veículos, José Campos, da gerente de vendas dos Correios, Nilce Maria Lemos Ribeiro, do Gerente de atividades externas dos Correios, Silvio Eduardo Silva e Silva e do Assistente de vendas, Antônio Sergio Espínola.

Procedimentos – A atualização de endereço, que ocorre sem qualquer custo, deve ser realizada nas unidades do Detran-MA (sede, postos de atendimento e Ciretrans), mediante a apresentação de documento oficial com foto e de cópia do comprovante atual de endereço, sendo válidas como comprovantes as correspondências de água, energia, telefone, IPTU e bancárias. O comprovante de endereço deve estar no nome do proprietário do veículo ou de seus pais ou cônjuge, nestes casos, desde que comprovados os vínculos familiares.

Segundo o artigo 123 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, no caso de mudança de domicílio, o proprietário do veículo é obrigado a comunicar o novo endereço em um prazo de 30 dias. Deixar de atualizar o cadastro, de acordo com o artigo 241, torna o proprietário passível a multa de R$ 53,20. A infração leve ainda resulta em três pontos na carteira do condutor, segundo o artigo 259. O Detran-MA salienta ainda que fazer falsa declaração de domicílio para fins de registro, licenciamento ou habilitação é infração gravíssima, passível a multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.

Prejuízos – O Detran-MA alerta que, caso tenham seu endereço desatualizado, além de ter problemas para resgatar seus documentos, os proprietários de veículos também não receberão notificações de multa, perdendo o direito de entrar com recurso. Neste caso, o artigo 282 do CTB estabelece que “a notificação devolvida por desatualização do endereço do proprietário do veiculo será considerada válida para todos os efeitos”.

CPI da Agiotagem não tem coloração partidária

por Jorge Aragão

cpiagiotagemComo de costume, medical alguns tentam transformar a CPI da Agiotagem em uma disputa política partidária. No entanto, try é visível que as decisões tomadas não são de grupos políticos, patient mas sim pessoal de cada um dos 42 deputados estaduais.

Até o momento 11 deputados já assinaram favoravelmente a criação da CPI. Entre os parlamentares existem oposicionistas e governistas, como da mesma forma existem deputados dos dois lados que não assinaram e não são favoráveis a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Os parlamentares Manoel Ribeiro, Antônio Pereira, Raimundo Louro são exemplos de deputados governistas, como da mesma forma, Bira do Pindaré, Rubens Junior, Eliziane Gama são exemplos de oposicionistas.

Além disso, como faltam somente três assinaturas para a criação e instalação da CPI, tanto a Oposição quanto o Governo podem viabilizar rapidamente essas assinaturas e oficializarem a Comissão. Na Oposição, por exemplo, os deputados Marcelo Tavares, Othelino Neto, Carlinhos Amorim e Valéria Macedo não assinaram a CPI e se três deles assinassem a Comissão estava criada e o raciocínio é o mesmo para o Governo, que detém a maioria na Casa.

Sendo assim, a criação ou não da CPI não é uma decisão política partidária, mas sim uma decisão pessoal de cada um dos 42 deputados, que possuem o livre arbítrio para decidir se assinam ou não.