al1

O presidente da Assembleia Legislativa, troche deputado Arnaldo Melo (PMDB), story presidiu, capsule na manhã desta sexta-feira (15), a cerimônia de abertura do I Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais do Maranhão. Em seu discurso, proferido no Auditório Fernando Falcão, ele destacou a importância do evento como “um marco histórico na jornada de integração da nossa Assembleia Legislativa com o Poder Legislativo dos nossos municípios”.

Arnaldo Melo frisou que este evento dá continuidade ao I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão, realizado no dia 6 de dezembro de 2012, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com a presença de cerca de 2.000 vereadores.

Ao declarar aberto o I Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais, Arnaldo Melo assinalou ainda que é cada vez mais urgente e essencial a necessidade de integração do Poder Legislativo estadual com as Câmaras Municipais de todos os municípios maranhenses.

“Reitero aqui a conclamação para que façamos a integração de todos os legisladores do Maranhão, de tal forma que este evento se traduz em mais um reunião de trabalho com o intuito de contribuir para a melhoria dos nossos Legislativos municipais”, declarou Arnaldo Melo.

ENCONTROS REGIONAIS

Ele explicou que este evento, ao longo do ano de 2013, terá prosseguimento com encontros regionais, em locais diversos, e com conteúdos temáticos mais densos e diferentes. A agenda destes encontros, segundo Arnaldo Melo, deverá ser definida pelos vereadores das mais diversas regiões do Estado.

Durante a abertura do evento, que conta também com a presença de todos os 42 deputados estaduais do Maranhão, Arnaldo Melo, em seu discurso, anunciou a criação do Núcleo de Assistência aos Legisladores Municipais do Maranhão (Nualem), com a função institucional de promover a interlocução entre o Legislativo estadual e o universo das 217 Câmaras, e os 2.372 vereadores da atual legislatura.

Segundo Arnaldo Melo, o Nualem, concebido com a missão de contribuir para integração e fortalecimento do Poder Legislativo no âmbito estadual e municipal no Maranhão, foi criado através da Resolução Legislativa nº 684/2013, fruto de um projeto de resolução de iniciativa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, aprovado na sessão da última quinta-feira (14 de março).

Com o Auditório Fernando Falcão completamente lotado, o I Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais do Maranhão está sendo realizado com palestras e conferências de diversos especialistas, entre os quais o juiz federal Ney Bello Filho e procurador judicial Ítalo Azevedo.

RECONHECIMENTO

Falando em nome da governadora Roseana Sarney, o secretário-chefe da Casa Civil, João Abreu, parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, e todos os demais deputados pela iniciativa de realizar o Encontro.

“Este evento é da maior importância para o processo de desenvolvimento econômico e social que o Maranhão está vivendo em nossos dias. Trago aqui a palavra de apoio e de solidariedade da governadora Roseana Sarney, porque eventos como este ajudam a aproximar e a conscientizar cada vez mais todas as lideranças políticas do nosso Estado”, ressaltou o secretário João Abreu.

Em suas falas, a procuradora geral de Justiça, Regina Lúcia Rocha, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim, parabenizaram o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, pela realização do evento.

O conselheiro Edmar Cutrim foi enfático ao dizer que, “sem sombra de dúvida, este evento contribui para fortalecer o Poder Legislativo e a democracia no Maranhão”.

A solenidade de abertura do evento, que reúne em São Luís representantes de Câmaras de Vereadores de todos os 217 municípios do Maranhão, contou também com a presença do secretário municipal de Assuntos Políticos, Osmar Filho, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, do juiz federal Ney Bello Filho, do vereador Marlon Lima Garcia, representando a presidência da Câmara Municipal de São Luís; do juiz Tayrone José Silva, representando a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão(TRE-MA); e do prefeito de Caxias, Léo Coutinho, representando a presidência da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).