bolsas e materiais didáticos abandonados em depósito

Terminam apenas hoje as aulas do ano letivo de 2012 na rede municipal de ensino de São Luís. E isso por culpa da péssima administração do ex-prefeito João Castelo (PSDB).

O retorno dos alunos às salas de aula para iniciar o calendário escolar 2013, order já na gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), generic  está marcado para o dia 25 de fevereiro. No entanto, professores e pais reclamaram dos prejuízos sofridos pelos estudantes, por causa dos problemas que aconteceram na educação no ano passado.

Na opinião da presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (Sindeducação), Elisabeth Castelo Branco, o ano letivo de 2012 para a rede pública municipal foi perdido, não apenas por questões físicas e estruturais das escolas, mas por causa da falta de compromisso da Prefeitura de São Luís, durante a gestão do ex-prefeito João Castelo, com relação à educação.

“Houve escolas em que as aulas começaram em março, outras começaram somente em abril, outras em julho e agosto. Isso, na verdade, foi um prejuízo muito grande para a educação pública de São Luís. Para os alunos e professores também houve prejuízo”, afirmou Elisabeth Castelo Branco.

Matrículas – A rematrícula dos alunos que cursaram o ano letivo de 2012 na rede municipal será realizada no período de 28 a 31 deste mês na Unidade de Educação Básica (UEB) em que estudaram.

Aqueles que pretendem ingressar na rede municipal devem fazer a matrícula de 1º a 8 de fevereiro.

As datas foram definidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na segunda-feira, dia 21, na Promotoria de Educação, entre o secretário de Educação, Allan Kardec e o promotor Paulo Avelar.

 

Saiba mais

Os documentos a serem apresentados no ato de matrícula dos alunos novos do ensino fundamental regular são: cópia da certidão de nascimento, do comprovante de residência, do cartão de Bolsa Família (se tiver), duas fotografias 3×4, histórico escolar do ano letivo anterior e cópia do documento de identificação dos pais e/ou responsáveis.

Os estudantes que pretendem ingressar na educação Infantil também devem apresentar cópia do cartão de vacinação. Os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem apresentar, na sede da unidade de ensino, duas fotografias 3×4 e histórico escolar (se for aluno novo), além da cópia do documento de identificação e do CPF.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi feito o restabelecimento do serviço de segurança em 70 UEBs. A previsão é de que em 15 dias todas as escolas da rede municipal de ensino tenham vigilância armada.

* Com informações de O Estado