Representantes da Prefeitura de São José de Ribamar e dos professores da rede municipal de ensino realizaram, drug na manhã desta quinta-feira (29), find reunião de trabalho para discutir algumas reivindicações da categoria.

Dos três pontos da pauta, que já havia sido tratada durante encontro promovido pelo prefeito Gil Cutrim (PMDB) com membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) na última terça-feira, dois (gratificação para os educadores que trabalham em locais de difícil acesso e pagamento das referências para apenas alguns professores, de acordo com levantamento que está sendo elaborado) serão implantados a partir de janeiro de 2013.

“O atendimento destas reivindicações é mais uma prova que a administração Gil Cutrim valoriza os professores ribamarenses”, afirmou o secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Rodrigo Valente, que representou o prefeito na reunião e recebeu o aval do mesmo para anunciar a implantação dos benefícios.

Valente pediu aos professores que levassem para apreciação da categoria o posicionamento favorável da administração municipal como forma de fazer com que os docentes, durante assembleia que será realizada neste fim de semana, decidam por retornar as salas de aula na segunda-feira. “Os professores ribamarenses sabem que esta administração sempre os valorizou. Em menos de dois anos, através da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Profissionais do Magistério, eles já foram beneficiados com dois reajustes salariais [um de 15% e outro de 22%], além do pagamento das progressões e promoções. Portanto, pedimos que os educadores retornem as salas de aula para não prejudicar os estudantes, que estão no final do ano letivo”, disse.

Sobre o benefício do 14º — abono salarial, cujo pagamento, de acordo com a lei municipal nº 939/11, não é uma obrigatoriedade, podendo o município fazê-lo somente quando existir reserva de recursos – seja do Fundeb, do FPM ou do próprio tesouro municipal – Rodrigo Valente explicou novamente aos professores que devido ao fato dos recursos disponibilizados pelo Governo Federal, através do Fundeb, terem sido utilizados totalmente no cumprimento de acordos estabelecidos com a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Profissionais do Magistério, além do pagamento mensal dos vencimentos, o município, que enfrenta uma grande crise financeira, ainda não dispõe de recursos para efetuar o pagamento.

No entanto, garantiu que, caso o Governo Federal encerre o ano enviando qualquer tipo de complementação financeira a São José de Ribamar, a administração municipal irá pagá-lo.

“Encerraremos o ano com um déficit orçamentário e financeiro superior a casa dos R$ 15 milhões, resultado da perda de repasses do FPM. Estamos agindo com cautela para manter a máquina pública funcionando e o pagamento em dia dos salários dos servidores. Espero, sinceramente, os nossos queridos professores entendam a atual situação”, finalizou.