Prefeitos eleitos de onze municípios maranhenses visitaram, sovaldi sale nesta segunda-feira (05), o município de São José de Ribamar para conhecer in loco o funcionamento de projetos exitosos nas áreas da saúde, educação, agricultura familiar e geração de trabalho e renda. Em menos de 20 dias, é importante destacar, esta foi a segunda vez que gestores eleitos de cidades maranhenses foram a São José de Ribamar conhecer o modelo administrativo eficiente e inovador implantado pelo ex-prefeito Luis Fernando Silva (atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado) e que está tendo continuidade na gestão do prefeito reeleito Gil Cutrim (PMDB).

Acompanhados por Gil Cutrim e Luis Fernando, os prefeitos Dr. Raimundinho (Esperantinópolis), Rocha Filho (Água Doce do Maranhão), Rafael Mesquita (Buriti), Gleide Santos (Açailândia), Donaria Rodrigues (Serrano do Maranhão), Marcelo Jorge (Godofredo Viana), Juran Carvalho (Presidente Dutra), Jailson Alves (Lima Campos), Zé Martins (Bequimão), Joel Dourado (Cajari) e João Pequiá (Sítio Novo) conheceram o funcionamento da Unidade de Beneficiamento de Poupas de Frutas; do polo agrícola do Itapari; da Cozinha Escola Municipal; da Maternidade Municipal; e da Escola Municipal Liceu Ribamarense I. Também participaram da visita o secretário estadual Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar) e os deputados estaduais Raimundo Louro (PR) e Hélio Soares (PP).

Implantada pelo Governo do Estado, em parceria com Prefeitura ribamarense, a Unidade de Poupas de Frutas atende agricultores familiares, oferecendo a eles equipamentos modernos e assistência especializada para beneficiarem seus produtos que, posteriormente, são aproveitados pelo município através do Programa Compra Local e do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Já no polo agrícola do Itapari, a Prefeitura adquire, através do Programa Compra Local, a produção de 80 famílias de agricultores familiares e a utiliza na preparação da merenda servida nas escolas da rede municipal de ensino, assim como nas refeições oferecidas, gratuitamente, na Cozinha Escola Municipal e nas entidades sócio-assistenciais conveniadas com o município.

Mantida com recursos próprios da Prefeitura, a Cozinha Escola Municipal, além de funcionar como um espaço de aprendizagem e de qualificação de jovens – no local são oferecidos cursos na área de cozinha industrial – oferece diariamente, e de forma gratuita, 200 refeições para famílias carentes cadastradas nos programas sociais do município. Construída, equipada e mantida com recursos próprios da Prefeitura, a Maternidade Municipal conta uma equipe médica formada por cerca de 300 profissionais (médicos obstetras, médicos pediatras, anestesistas, enfermeiras, técnicos em enfermagem, dentre outros) e equipamentos de alta tecnologia. Ela possui 40 leitos, dez enfermarias, dois postos de enfermagem, além de várias outras dependências médicas e administrativas, sendo todas climatizadas, e dispõe, ainda, de ambulâncias e serviço de emissão da certidão de nascimento. Já o Liceu Ribamarense I, juntamente com a Escola Municipal Liceu Ribamarense II, formam a primeira rede de ensino público em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão. Construídas, equipadas e mantidas com recursos do município, elas atendem, cada uma, 400 estudantes – 320 matriculados no Ensino Fundamental e 80 na Educação Infantil – aprovados em processo seletivo interno e possuem dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento.

“O município de São José de Ribamar é o exemplo mais claro de que, quando o gestor tem vontade política e compromisso com a boa aplicação dos recursos públicos, é possível se fazer muito. O prefeito Gil e o ex-prefeito Luis Fernando estão de parabéns. Sem dúvida nenhuma, eles são referência do que há de melhor em administração pública no Maranhão e no Brasil”, comentou o prefeito eleito de Presidente Dutra, Juran Carvalho.

Avaliação semelhante fez a prefeita eleita de Açailândia, Gleide Santana. “A Prefeitura de Ribamar é um grande modelo de administração pública eficiente e inovadora. Essa revolução teve início com o Luis Fernando e está tendo continuidade com o prefeito Gil. O que é bom tem que ser copiado e muitos dos projetos que, hoje, eu vi aqui irei levar para Açailândia”, disse.

Gil Cutrim agradeceu a visita dos seus colegas prefeitos e colocou, mais uma vez, o corpo técnico da Prefeitura ribamarense a inteira disposição das demais administrações municipais com o objetivo estabelecer uma troca constante de informações entre São José de Ribamar e as cidades maranhenses.

Já Luis Fernando fez questão de ressaltar que, a partir de janeiro, os prefeitos eleitos e reeleitos terão total apoio do Governo do Estado no sentido de levar para os seus municípios projetos exitosos. “Nos dias 18 e 19 deste mês, iniciaremos uma nova rodada de seminários regionais com o objetivo de ouvir as reivindicações dos gestores e transformá-las em ações concretas que serão executadas, a partir do próximo ano, pelo Governo em parceria com as Prefeituras”, adiantou.