Inegavelmente a Ficha Limpa foi um avanço significativo para a moralidade do legislativo e do executivo brasileiro e cumpriu o seu papel, mas é preciso mais, é preciso avançar muito mais.

Apesar do esforço dos TRE’s e do próprio Tribunal Superior Eleitoral, muitos julgamentos de registros de candidaturas ainda não foram julgados e mais uma vez os Fichas Sujas terão a oportunidade de ludibriar o eleitor mais desatento.

No Maranhão, como de resto em todo o Brasil, os candidatos Fichas Sujas sabendo que, mais cedo ou mais tarde, serão cassados pela Justiça Eleitoral, estão desistindo de suas candidaturas em prol de parentes ou pessoas de extrema confiança.

Como a desistência é praticamente no dia da eleição, o eleitor muitas das vezes nem terá a informação e para piorar a situação, quando o eleitor digitar o número do candidato Ficha Suja, apesar dele já ter oficializado sua desistência a Justiça Eleitoral, será a foto e nome dele que aparecerá na urna eletrônica, que já estão fechadas há uma semana.

Ou seja, apesar da Ficha Limpa ter barrado no nascedouro algumas candidaturas e intimidado outras, ainda é necessário que a Justiça Eleitoral avance ainda mais.

Uma sugestão seria antecipar a data limite de desistência de um candidato, de preferência antes do lacre das urnas, pois assim o eleitor não seria mais uma vez ludibriado.

Definitivamente é preciso avançar mais…