Faltando 15 dias para as eleições municipais de São Luís, sovaldi com o alto número de indecisos (15%), é impossível dizer que o pleito esteja decidido, mas a tendência é que João Castelo (PSDB) e Edivaldo Holanda Junior (PTC) disputem o 2º turno das eleições e Edivaldo Junior seja o novo prefeito de São Luís, conforme o Blog já escreveu.

No entanto, dois candidatos, Washington Oliveira (PT) e Tadeu Palácio (PP), vivem momentos opostos na disputa eleitoral da capital maranhense e se o quadro atual não mudar, um sairá vitorioso e outro derrotado das eleições municipais.

Washington Oliveira é, ao lado de Edivaldo Junior, o candidato que mais cresce nas pesquisas eleitorais. O vice-governador superou os prognósticos daqueles que torciam contra a sua candidatura, pois muitos apostavam que Washington não chegaria a dois dígitos. WO não só chegou a dois dígitos, como é o único com chances de mudar o atual quadro, com uma ida, improvável, mas ainda possível para o 2º turno.

Já Tadeu Palácio vive o momento totalmente oposto. O ex-prefeito que iniciou a disputa como um dos favoritos a vencer as eleições, chegou a estar tecnicamente empatado com João Castelo, atualmente vai caindo pesquisa após pesquisa e já amarga um inimaginável quinto lugar.

Se Washington sairá do pleito municipal mais fortalecido e com musculatura para pensar em uma vaga para a Câmara Federal em 2014, Tadeu sairá das eleições 2012 com um futuro incerto e necessitando de um mandato em 2014, pois caso contrário, correrá o risco de ficar no ostracismo da política maranhense.

No entanto, pelo que o Blog apurou, os caminhos opostos de Washington e Tadeu devem se cruzar no 2º turno das eleições da capital maranhense, mas isso é outra história e que será contada em outro momento.